Exclusivo: LG confirma o fim do Google Assistente em toda sua linha de TVs
Por Renato Moura Jr. | •

A LG confirmou que suas smart TVs não terão mais suporte ao Google Assistente a partir do dia 1º de maio. Os usuários foram avisados através de uma notificação enviada aos televisores compatíveis com o recurso do Google. Quando questionada pelo Canaltech, a empresa confirmou a mudança, mas disse que a matriz na Coreia do Sul só terá mais detalhes para compartilhar em maio.
Todas as smart TVs afetadas foram lançadas a partir de 2018, quando a LG implementou seu sistema ThinQ para comandos de voz. O Google Assistente funcionava como uma ferramenta secundária – quando o ThinQ não conseguia entender algum comando de voz, a IA do Google assumia o comando.
O ThinQ continuará funcionando normalmente nesses televisores, mas não haverá mais uma segunda opção de assistente virtual. Não foi confirmado qual seria o possível substituto do Google Assistente, mas rumores indicam que o Copilot da Microsoft é o mais provável.
Durante a CES 2025, a LG anunciou novos televisores que contarão com a IA Copilot, então tudo leva a crer que o assistente virtual será implementado em larga escala.
Contudo, algumas TVs mais antigas podem não ser compatíveis com a ferramenta da Microsoft, então não é possível garantir que todos os modelos lançados a partir de 2018 recebam uma segunda opção de assistente.
Não foi especificado o motivo que levou ao fim da parceria entre a LG e o Google, mas não parece ser um caso isolado. Recentemente, a Panasonic também anunciou que suas TVs não seriam mais compatíveis com o Google Assistente, então talvez a decisão tenha partido do Google.
Leia mais sobre TVs:
- Como transformar sua TV antiga em uma smart TV sem gastar muito?
- Como configurar a TV para jogos
- Qual TV Box é melhor? Google TV Streamer ou Fire TV Cube?
- O que é Android TV?
Afinal, o que significa dizer que uma TV é básica, intermediária ou avançada?
Fonte: DigitalTrends