Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como escolher a melhor TV para áreas externas?

Por| Editado por Léo Müller | 18 de Outubro de 2022 às 08h48

Link copiado!

Eric Mockaitis
Eric Mockaitis

Embora a TV já não esteja mais sendo usada como em épocas passadas, o aparelho continua sendo um dos mais populares em momentos de lazer. Em grande parte, os canais de TV deram lugar às plataformas de streaming, que, hoje, disputam a atenção dos mais variados tipos de consumidores.

Com o aumento do tamanho da tela, as TVs passaram a fazer sentido em áreas externas, já que o conteúdo pode ser visualizado mais facilmente por várias pessoas, mesmo a distâncias maiores. Hoje, vários consumidores têm optado por instalar TVs em varandas ou quintais, próximas da piscina ou churrasqueira.

Dessa forma, a família e os amigos não precisam ficar condicionados à área interna da casa, podendo se sentir mais à vontade enquanto acompanham seus programas prediletos. Em época de eventos esportivos como a Copa do Mundo FIFA, essa ideia se torna ainda mais conveniente, uma vez que essas reuniões costumam gerar alguma bagunça no ambiente.

Continua após a publicidade

Se você quer saber como escolher uma boa TV para áreas externas, acompanhe o texto até o final. Nele, eu dou algumas dicas importantes para que você desfrute da melhor experiência de ter uma TV do lado de fora da sua casa.

Como escolher a melhor TV para ambientes claros?

Escolher uma boa TV para áreas externas não é uma tarefa das mais fáceis para quem mora no Brasil. Nosso mercado carece de modelos criados especialmente para essa função, como os que possuem certificação IP55 ou superior, que fornece proteção contra a entrada de poeira e água.

Continua após a publicidade

No entanto, há algumas características que podem ser levadas em consideração, antes de se adquirir uma TV que será instalada do lado de fora da casa. Tudo depende da estrutura disponível no ambiente, ou como ele será preparado para receber a instalação do aparelho.

Primordialmente, temos que considerar a possibilidade da incidência de agentes da natureza, como vento, sol e chuva (ou água da piscina, mangueira, etc.), o que, inevitavelmente, causará um maior desgaste à TV, ou pode até mesmo fazê-la parar de funcionar. Por isso, tenha em mente que o equipamento deve ser instalado em um local com certo grau de proteção.

Há ainda a possibilidade de que pessoas esbarrem na TV, causando impacto contra o aparelho, ou até mesmo derrubando-o no chão. Sendo assim, o local de instalação da TV não deve ser movimentado, muito menos uma área de acesso para outros locais da residência.

Continua após a publicidade

Depois de se certificar que a TV será instalada em um local seguro, podemos seguir com as dicas sobre as características que uma boa TV para áreas externas deve apresentar.

Brilho

É imprescindível que a TV que ficará do lado de fora da casa tenha alto nível de brilho, pois a incidência de luz na tela, principalmente a do Sol, causará reflexos, dificultando a visualização do conteúdo.

Quanto mais luz no ambiente, mais escura a tela da TV tende a parecer, o que também prejudica a experiência. Por isso, opte por modelos com os maiores níveis de brilho do mercado.

Continua após a publicidade

Outro ponto que pode ajudar é comprar uma TV com painel antirreflexo, como a linha Lifestyle da Samsung — composta no Brasil pelos modelos The Frame, The Sero e The Serif —, já que isso ajudará a aumentar o ângulo de visão e reduzir interferências que o ambiente possa causar no conteúdo exibido.

Durabilidade

A área externa da residência pode oferecer certos riscos para equipamentos eletrônicos, como maior calor ou maior umidade. Portanto, você deve escolher um aparelho mais robusto, ou sem partes que podem se deteriorar com facilidade.

Continua após a publicidade

Versatilidade na montagem

Uma TV que possibilita a instalação na parede pode ser um grande diferencial, pois você poderá se mudar, ou realizar futuras mudanças na estrutura de sua casa, impedindo que a TV fique sobre uma superfície.

Tamanho da tela

A melhor TV para áreas externas deve ter uma tela grande. Quanto maior o tamanho do local, maior deverá ser o aparelho. Eu sugiro telas com tamanho a partir de 50 polegadas, preferencialmente com resolução 4K ou superior, para melhor qualidade de imagem.

Continua após a publicidade

Recursos especiais

O uso da TV fora de casa certamente não será como se ela estivesse no interior do ambiente. Por isso, você deve atentar para alguns recursos que podem fazer muita diferença, a depender das suas necessidades.

Um exemplo é em relação ao som. A TV tem potência sonora suficiente para que o conteúdo seja ouvido confortavelmente por todos os convidados? Há modelos no mercado que oferecem som potente, ou mesmo uma soundbar integrada, o que pode ser muito útil. Caso contrário, será necessário instalar um equipamento de som externo junto à TV, como caixas de som adicionais.

Continua após a publicidade

Outro recurso que pode ser interessante é o brilho adaptável, que ajusta a iluminação da tela de acordo com a luz ambiente. Assim, não será necessário mexer no brilho da TV em dias mais ou menos ensolarados.

Qual é a melhor TV para áreas externas disponível no Brasil?

Geralmente, as TVs com painel QLED/Nanocell — especialmente os com iluminação Mini LED — oferecem maiores níveis de brilho, uma característica essencial para uma TV que vai ficar em ambientes onde há maior incidência de luz natural.

Infelizmente, modelos como a Samsung Terrace ainda não podem ser encontrados no Brasil. Essa TV foi especialmente projetada para áreas externas, com recursos que melhoram a visualização de conteúdo sob luz intensa, assim como proteção contra poeira e jatos de água.

Continua após a publicidade

No entanto, a fabricante sul-coreana disponibiliza por aqui a excelente The Frame, um modelo que possui painel antirreflexo, com acabamento matte que reduz os reflexos causados pela luz intensa, tornando a visualização da tela muito mais confortável em ambientes externos. Além disso, a The Frame possui painel com iluminação QLED, que oferece ótimos níveis de brilho.

Fora isso, a TV possui um recurso interessante, que a deixa parecida com um quadro, ajudando na decoração do ambiente, enquanto ela exibe fotos ou obras famosas. Os modelos The Sero e The Serif, também da linha Lifestyle da Samsung, são outros que contam com painel QLED antirreflexivo.