Carnaval do Rio será gravado em resolução 8K pela Globo e NHK

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2013 às 10h46

As comemorações do Carnaval 2013 e o desfile das escolas de samba do grupo especial serão as principais atrações do próximo final de semana, e a TV Globo, em parceria com a rede de televisão japonesa NHK, irá gravar o desfile das escolas do Rio de Janeiro em resolução 8K, conhecido também como UHDTV (Ultra High Definition Television), até 16 vezes melhor do que o padrão em alta definição.

A definição UHDTV é capaz de reproduzir imagens com resolução de 7680x4320 pixels (33,2 megapixels) - equivalente a colocar 16 telas em alta definição lado a lado -, e a captação de áudio dos desfiles será feita com equipamentos de até 22,2 canais. Como os aparelhos televisores 8K não têm previsão de chegar às lojas, a NHK apresentará as imagens do carnaval carioca em um programa sobre a tecnologia e a Globo planeja apresentar essas imagens em feiras do setor.

Para gravar as imagens com o novo padrão, a NHK enviará ao Brasil 17 engenheiros e mais de seis toneladas de equipamentos, incluindo duas câmeras e as ferramentas de captação de áudio. Os envolvidos no projeto poderão visualizar as imagens na central da TV Globo no Sambódromo, com o auxílio de um televisor de 85 polegadas vindo do Japão e para reproduzir as imagens, os técnicos fizeram uma adaptação de 16 cabos em HD.

Ainda não há previsão para o lançamento dos primeiros televisores e sistemas de captação em 8K e nem do barateamento da tecnologia, mas a NHK planeja realizar as primeiras transmissões em 4K em 2014 e em 8K já em 2016 no Japão. Além disso, a experiência no carnaval do Rio de Janeiro servirá para as duas companhias aprenderem sobre o novo padrão e analisarem novas opções de mercado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.