5 coisas que dá para fazer com a USB da sua TV que você provavelmente não sabe
Por André Leonardo • Editado por Léo Müller |

Se você só usa a entrada USB da sua TV para conectar um pen drive de vez em quando, está perdendo ótimos recursos. Veja como 5 maneiras alternativas e criativas para facilitar sua rotina e melhorar o seu setup.
- Celular para criança no Natal? Veja 5 opções baratas e resistentes
- 4 dicas de presente de Natal para quem gosta de casa limpa
- Celulares baratos da Samsung podem ficar mais caros em 2026, indica leaker
1. Iluminação de cinema no ambiente
Você pode transformar o ambiente instalando fitas de LED atrás da TV. A porta USB fornece energia para essas luzes, criando uma iluminação indireta conhecida como bias lighting.
Além de deixar a sala com visual moderno, essa luz suave atrás da tela ajuda a reduzir o cansaço visual em ambientes escuros e melhora a percepção de contraste das imagens, fazendo os pretos parecerem mais profundos.
2. Navegação com mouse e teclado
Digitar senhas de Wi-Fi ou buscar filmes em aplicativos de streaming usando apenas o controle remoto é meio incômodo e toma algum tempo. A boa notícia é que a maioria das TVs modernas aceita periféricos de computador.
Basta conectar o receptor wireless (ou o cabo) de um teclado ou mouse na porta USB. O sistema da TV normalmente reconhece dispositivos de forma automática, permitindo navegar pelos menus e digitar com agilidade de escritório.
3. Eliminar fios da tomada
Se você usa dispositivos de streaming, como Fire TV Stick, Roku ou Chromecast, pode reduzir a bagunça de cabos. Em vez de ligá-los na tomada da parede, use a energia da própria TV.
Verifique se a porta USB do seu televisor possui a amperagem necessária (geralmente indicada como 5V/1A ou HDD). Se tiver, ela consegue alimentar o dongle diretamente, liberando espaço na sua régua de energia.
4. Central de carregamento gamer
Para quem joga videogame na TV, a porta USB serve como uma estação de carga muito conveniente. Você pode manter os controles do console ou fones de ouvido Bluetooth conectados ali.
Isso garante que seus acessórios estejam sempre carregados para a próxima sessão, sem precisar ocupar as portas USB do próprio videogame ou espalhar carregadores de celular pela sala.
5. Reprodução de vídeos em alta qualidade
Embora o streaming seja prático, ele comprime a imagem para economizar internet. Para cinéfilos exigentes, a porta USB ainda é a melhor amiga da qualidade visual máxima.
Rodar arquivos de vídeo pesados (como filmes em 4K com alto bitrate) direto de um HD externo elimina travamentos de rede. Assim, você assiste ao conteúdo com a qualidade bruta original, superior ao que é visto na maior parte dos serviços de streaming.