Publicidade

Uruguai é o primeiro país da América Latina a instalar uma rede 5G

Por| 10 de Abril de 2019 às 20h10

Link copiado!

Shutterstock
Shutterstock

Em comunicado para a imprensa enviado nesta quarta-feira (10), a 5G Americas (Associação da Indústria de Telecomunicações e Voz para a 5G nas Américas) parabenizou o Uruguai por se tornar o primeiro país da América Latina a implantar uma rede de dados 5G em seu território.

O anúncio da implantação da primeira rede 5G no vizinho brasileiro ocorreu na terça-feira (9), quando a presidência do Uruguai informou que a operadora estatal Antel instalou uma rede 5G com serviço comercial na localidade balneária de La Barra e no município de Nueva Palmira. A operadora detalhou que ambas as bases de 5G habilitadas utilizam espectro radioelétrico de 800 MHz na banda de frequências de 28 MHz.

Com o anúncio, o Uruguai se torna não apenas o primeiro país da América Latina a instalar uma rede 5G, mas o segundo de toda a América a possuir uma dessas redes em seu território, já que além dele apenas os Estados Unidos já possuem redes 5G funcionando de maneira comercial em algumas regiões.

José Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, acredita que logo a rede deverá se tornar comum em outros países da região, mas afirma que isso só será possível com o apoio governamental em questões chave para o progresso dessa tecnologia, como na identificação, limpeza e alocação das novas frequências de espectro radioelétrico que serão utilizados por estas redes, a eliminação das demoras na obtenção de permissões para a construção das infraestruturas dessas redes, e em facilitar o acesso da população a dispositivos que dão suporte ao sinal de 5G.