TV 3.0: vai dar para votar no BBB com o controle remoto? veja 7 possibilidades
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller |

O futuro padrão da televisão digital aberta, a TV 3.0, está chegando. Ele promete entregar um consumo de conteúdo mais dinâmico, com condições técnicas para interações como o voto no BBB operado pelo controle remoto.
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Veja abaixo 7 funcionalidades previstas para a TV 3.0:
- Votação no BBB;
- Controle em eventos esportivos;
- Anúncios segmentados;
- Comércio integrado;
- Integração com plataformas sociais;
- Recursos de acessibilidade;
- Acesso a serviços públicos.
1. Votação no BBB
Com um sistema que combina o sinal tradicional com a conexão de internet, será possível apreciar diferentes formas de interação com o conteúdo exibido.
O BBB é um exemplo de programa que pode se beneficiar dessa fusão. Nesse contexto, a Globo já efetuou testes de um sistema de votação que utiliza o controle remoto da TV para a participação do público.
Os testes iniciaram na edição de 2025, em que a dinâmica "Sincerão", incluiu a exibição de um ícone interativo na tela. Ele dava acesso ao login da Conta Globo, e posterior registro do voto.
O recurso, contudo, requer um equipamento compatível com a interatividade, apesar de operar com o sinal de antena.
Na época dos testes, Renata Fernandes, diretora de Produtos Publicitários Digitais da Globo, definiu a tecnologia como uma "nova jornada de relacionamento das pessoas com o conteúdo", com atributos de proximidade e interação.
2. Controle em eventos esportivos
Para transmissões ao vivo de futebol e outras modalidades, a TV 3.0 oferecerá suporte à pausa, acionamento de replay e seleção de múltiplos ângulos de câmera. O usuário poderá também optar por diferentes narrações ou pelo som ambiente do evento.
A funcionalidade visa tornar o espectador mais ativo, em que o sistema permitirá a personalização da experiência de acordo com o interesse e o formato preferido pelo usuário.
3. Anúncios segmentados
O sistema de publicidade da TV 3.0 poderá usar dados demográficos e de consumo para ajustar os anúncios ao perfil da residência.
Informações de preferências, hábitos e localização permitirão ao sistema identificar o público e adaptar as campanhas aos seus interesses. O objetivo da segmentação é elevar a relevância do anúncio para quem assiste e otimizar a eficiência das propagandas para as marcas.
4. Comércio integrado
A integração do comércio eletrônico na TV, também chamado de T-Commerce, viabilizará a aquisição de produtos pelo controle remoto.
Durante a programação, publicidade ou eventos ao vivo, o usuário poderá consultar detalhes de itens mostrados na tela e efetuar a compra imediata, sem a necessidade de um segundo dispositivo.
5. Integração com plataformas sociais
A TV 3.0 facilitará a interação social ao permitir o acesso a conteúdos adicionais e a integração com redes sociais na própria tela. Assim, os usuários poderão comentar em tempo real sobre a programação e acompanhar as publicações de outras pessoas.
Estão previstas mais funções sociais, como a participação em enquetes com potencial de influenciar o resultado do programa. Espera-se também a possibilidade de compartilhar trechos e outras formas de interação que visam ampliar o engajamento e a formação de comunidades.
6. Recursos de acessibilidade
O segmento de acessibilidade será expandido, incluindo a opção de direcionar a audiodescrição para fones de ouvido, por exemplo. A medida permite o acompanhamento por pessoas com deficiência visual sem afetar a experiência de outros espectadores no ambiente.
Adicionalmente, a tecnologia poderá suportar legendas configuráveis, tradução para Libras e comandos de voz. Tais recursos buscam tornar a TV mais adaptável, acessível e ajustada às demandas individuais.
7. Acesso a serviços públicos
O novo padrão possibilitará o acesso a serviços públicos digitais através da Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital.
O sistema integrará conteúdos e interatividade online, permitindo o uso de serviços governamentais na TV, além de reunir aplicações de entidades dos três Poderes.
Outras mudanças da TV 3.0
A geração futura da TV digital aperfeiçoará a qualidade da transmissão-base, mesmo sem uma conexão de internet disponível.
A tecnologia incluirá suporte a resoluções 4K e 8K, dependendo do caso, além de HDR (High Dynamic Range) para otimização de cores e contraste.
Na parte sonora, será adotada a tecnologia de áudio imersivo (som 3D), condicionada ao uso de equipamentos compatíveis.
O governo brasileiro confirmou que 2025 é um ano preparatório para a TV 3.0. A implementação de fato ocorrerá de forma gradual, com início previsto para o primeiro semestre de 2026 nas principais capitais.
Portanto, espera-se que uma parcela da população tenha acesso ao sinal antes da Copa do Mundo.
A transição total, contudo, deve durar mais 15 anos, já que o acesso ao padrão completo demandará aparelhos de televisão compatíveis com a TV 3.0 ou um novo dispositivo conversor. Entretanto, a antena para captação do sinal aberto permanecerá necessária.