TIM fecha acordo para instalar 9 mil torres de celular no Brasil
Por Wendel Martins |

A TIM fechou acordo estratégico com a American Tower do Brasil abrangendo 9 mil torres, que representam cerca de 30% de toda infraestrutura da operadora. Conselho de Administração aprovou no último dia 21/01 o contrato que unifica prazos da parceria até 2034.
- O 5G mudou mesmo nossa vida? Veja o que a tecnologia realmente entregou
- Brasil tem 5G mais rápido da América Latina e é top 4 do mundo, indica pesquisa
Paralelamente, empresa anunciou modernização de mais de 6.500 sites 5G e 4G em 15 capitais e áreas metropolitanas do país. Iniciativa acontece através de parceria com Nokia e Huawei, com início previsto para abril de 2026.
Acordo impactará mais de 12 milhões de clientes
Contrato com American Tower traz simplificação e maior eficiência à gestão do parque de infraestrutura. Unificação de prazos até 2034 gera maior sustentabilidade e previsibilidade de gastos para atender plano de desenvolvimento da rede.
Movimento complementa projeto de modernização que impactará mais de 12 milhões de clientes nos próximos dois anos. Marco Di Costanzo, vice-presidente de Desenvolvimento de Tecnologia, afirma que TIM busca ir além da cobertura, oferecendo mais capacidade de desempenho.
O investimento anunciado contempla os próximos 2 anos com foco em aumento de capacidade, cobertura e eficiência energética. Projeto abrange 15 capitais e áreas metropolitanas, incluindo interior de São Paulo.
Iniciativa segue conclusão do swap de 3 mil sites em São Paulo, que beneficiou mais de 10 milhões de clientes em 2025. Operação impulsionou liderança da TIM nos índices de qualidade de rede 5G.
Cobertura 5G alcança 1.089 municípios
A TIM encerrou 2025 com 5G em 1.089 municípios, frente a 607 cidades em 2024. Expansão alcança mais de 120 milhões de pessoas em todo território nacional.
Segundo a operadora, o tráfego médio de dados na rede de quinta geração pelos clientes atinge 35% no país, com registros próximos de 50% nas capitais. São Paulo passou de 94 municípios em 2024 para 252 em 2025, evolução de 168%.
Liderança em qualidade de rede
Estudo da Opensignal publicado em outubro de 2025 mostra que TIM liderou em três categorias relacionadas à rede 5G em São Paulo: Qualidade Consistente, Experiência de Confiabilidade e Experiência de Velocidade de Download.
De acordo com a empresa, a expansão da conectividade busca melhorar experiência dos clientes sem comprometer o meio ambiente, alinhando-se com compromissos ESG da companhia.
Até o momento, a cobertura 5G já alcança 90% da população paulista e a TIM visa expandir o número neste ano.
Leia mais
- Fim do Orelhão: Anatel inicia desinstalação dos últimos telefones públicos
- Claro ganhou 2x mais clientes que Vivo e TIM juntas em 2025, diz Anatel
- Por que a internet cai tanto no Brasil? Veja o que diz especialista
VÍDEO: 4G vs 5G, (tentamos) testar o impacto do 5G na BATERIA de dois celulares (para fins educativos)