Starlink no avião; 1º voo da United com internet de Elon Musk parte amanhã (15)
Por Wendel Martins |

A United Airlines realizará nesta quarta-feira (15) o primeiro voo comercial da sua linha principal equipado com Starlink nos Estados Unidos. O voo 2940 parte de Newark, Nova York, com destino a Houston às 9h (horário de Brasília).
- Starlink vale a pena? Entenda se você realmente precisa da Internet de Elon Musk
- Starlink no carro: é possível usar internet via satélite em viagens?
Segundo a empresa, mais de 170 passageiros a bordo do Boeing 737-800 terão acesso ao mesmo tipo de internet de alta velocidade e baixa latência disponível em conexões residenciais. O serviço será gratuito para membros do programa MileagePlus da companhia.
O que será possível fazer durante o voo com a Starlink?
Com a internet da Starlink, os passageiros poderão assistir transmissões ao vivo funcionarão sem interrupções, como eventos esportivos e programas de TV, além de filmes e séries via streaming.
O trabalho remoto ganha novo patamar com a possibilidade de download e upload de arquivos em tempo real. Reuniões e colaboração com equipes através de compartilhamento e edição de documentos também acontecerão sem atrasos.
Outro destaque são jogos online, que poderão ser acessados a 30 mil pés de altitude. Gamers conseguirão continuar partidas multiplayer e acompanhar transmissões de jogos durante todo o voo.
Compras online, agendamento de entregas de supermercado e reservas em restaurantes funcionarão normalmente do assento. Múltiplos dispositivos poderão se conectar simultaneamente, incluindo tela do encosto, telefone, tablet e computador.
Instalação avança em toda a frota
Para funcionar, duas antenas Starlink serão instaladas em cada aeronave 737-800. A United planeja implementar cerca de 2.940 antenas em toda a frota, coincidentemente o mesmo número do primeiro voo comercial.
A companhia aérea espera equipar até 15 aviões 737-800 por mês. Vale mencionar que mais da metade da frota regional já oferece Starlink desde maio de 2025.
David Kinzelman, diretor de Experiência do Cliente da United, afirma que a Starlink muda a forma como as pessoas voam.
"Os clientes não perderão nenhum momento estando a bordo de um voo equipado com Starlink", declara o executivo.
Certificação e próximos passos
A FAA certificou a primeira aeronave de linha principal com Starlink em setembro, menos de cinco meses após o primeiro voo regional equipado com a tecnologia. O processo envolveu aprovação de projeto, instalação, testes e certificação do sistema.
Avaliações iniciais dos clientes em voos regionais têm sido positivas. Cerca de 90% dos passageiros apreciaram a conexão de alta velocidade, consistência e facilidade de uso do Starlink.
Outro tipo de aeronave deve receber certificação para oferecer Starlink até o final do ano. A Starlink trabalha para garantir aprovação da FAA em mais de 16 modelos regionais e de linha principal.
Vantagens da internet de Elon Musk
De acordo com a United Airlines, o sistema Starlink é mais leve que equipamentos de outros fornecedores. A instalação é mais rápida e simples, requer menos combustível para operar a aeronave e oferece maior confiabilidade. O equipamento também resiste melhor às condições climáticas adversas em comparação com alternativas do mercado.
Além disso, a implementação da Starlink alinha-se aos planos da companhia de ter mais de 300.000 telas nos encostos de assentos. Caso confirmado, o número superará qualquer outra companhia aérea dos Estados Unidos.
Leia mais
- Antenas da Starlink chegam a locomotivas no Brasil para conectar trens
- Starlink no celular está chegando ao Brasil mesmo? Entenda o rumor
- Starlink x Fibra ótica: já chegou a hora de contratar internet via satélite?
VÍDEO: Sim, a Starlink no iPhone é real: A internet via satélite de Elon Musk chegou nos smartphones