Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SP será a quinta cidade brasileira com 5G puro a partir de quinta-feira

Por| 02 de Agosto de 2022 às 15h20

Link copiado!

Jeremy Bezanger/Unsplash
Jeremy Bezanger/Unsplash

A capital paulista será a quinta cidade brasileira a receber o 5G puro, a partir desta quinta-feira (4). O 5G que funciona na faixa de frequência de 3,5 GHz será liberada em São Paulo após ter sido lançada também em Brasília (DF), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

Para antecipar o 5G em São Paulo, as operadoras fizeram uma força-tarefa para conseguir filtros que pudessem evitar interferências em boa parte das torres de comunicação. Segundo o leilão do 5G, a empresas precisam ter uma antena a cada 100 mil habitantes no início das operações. Tim, Claro e Vivo deveriam ativar 462 estações até o fim de setembro, e, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esta terça (2) já haviam quase 1,4 mil pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz — isso representa quase o triplo do esperado para este ano.

Vale destacar que o prazo para início do 5G nas capitais brasileiras estava previsto para o dia 31 de julho, contudo, foi prorrogado por mais 60 dias, principalmente por conta de escassez de produtos importados da China. Mas, com a agilidade na disponibilização de antenas com filtros de interferência e os pedidos de instalação adiantados,será possível já ter a quinta geração de internet móvel na capital paulista.

Continua após a publicidade

Entre as localidades atendidas inicialmente estarão o Centro Histórico, a região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás também estão na lista, mas terá conectividade limitada na estreia. A previsão é toda a capital paulista esteja coberta até o final de setembro, que é prazo final após a prorrogação.