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Serviço “Não Me Perturbe”, da Anatel, já teve mais de 600 mil registros

Por| 17 de Julho de 2019 às 10h11

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Serviço “Não Me Perturbe”, da Anatel, já teve mais de 600 mil registros
Serviço “Não Me Perturbe”, da Anatel, já teve mais de 600 mil registros

O serviço “Não Me Perturbe”, inaugurado nesta terça-feira, 16, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com as empresas de telecomunicações brasileiras, já conta com 620 mil cadastros de usuários. O número foi revelado pela assessoria de imprensa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A novidade registra os dados do usuário em um cadastro para que ele deixe de receber ligações de telemarketing com ofertas e produtos relacionados a empresas de telecomunicações. Tais empresas também participaram do desenvolvimento do serviço, em atendimento a determinação da Justiça. A saber, as empresas envolvidas são Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM em parceria com a ABR Telecom.

Segundo o presidente substituto da Anatel, conselheiro Emmanoel Campelo, “o registro de mais de meio milhão de cadastros no primeiro dia, sem que o site tenha ficado fora do ar, mostra o rigor técnico com que esse trabalho foi desenvolvido”. O conselheiro destacou, ainda, que a criação do site é um ponto de partida para maior proteção dos consumidores de telecomunicações. “O uso excessivo do telemarketing é um fenômeno mundial, não se trata de um problema apenas do Brasil”, afirmou, lembrando que o setor de telecomunicações é o primeiro a dar uma resposta eficiente para a questão.

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O serviço também utiliza dados previamente cadastrados nos Procons estaduais para reforçar a base de dados, integrando as informações em caráter federal e contando com áreas de denúncia para o caso de usuários que ainda estejam recebendo ligações após 30 dias da realização do cadastro.

Elisa Leonel, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, ressaltou que o setor de telecomunicações responde por 32% das chamadas de telemarketing. “As ligações podem vir de qualquer lugar do mundo, o que configura um grande desafio. Até setembro, no entanto, pretendemos evoluir o ‘Não Me Perturbe’ e entregar uma solução completa, que sirva de exemplo também para outros setores”, afirmou.

O usuário que busca que quer se cadastrar deve preencher um formulário no site oficial do Não Me Perturbe. o qual passa a ter validade em até 30 dias e emite um comprovante do bloqueio. A remoção do cadastro também pode ser pedida pelo mesmo serviço.

Power Dialing

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As ligações incessantes de telemarketing são oriundas de um conceito tecnológico chamado Power Dialing, que, basicamente, consiste em inserir números de um mailing de consumidores em um software de discagem automática. O sistema, porém, não possui inteligência de software, estabelecendo a conexão telefônica com um atendimento primário eletrônico (a chamada “ura”) antes de posicionar o contato com um atendente humano.

O problema: pela automatização do sistema, não há como marcar um consumidor como “contatado”, o que faz com que mesmo aquelas pessoas que já receberam ligações sejam procuradas de novo, várias e várias vezes, ignorando registros anteriores.

Segundo especialistas, essas chamadas também podem fazer parte de uma estratégia para não deixar atendentes de call centers ociosos. A ideia é fazer um número de chamadas maior do que o de funcionários trabalhando naquele turno e, para isso, um computador faz a discagem e encaminha até que todos estejam falando com um cliente. As chamadas excedentes são encerradas, mesmo que tenham sido atendidas.