Anatel finalmente libera cadastro para bloqueio de telemarketing de operadoras

Por Felipe Ribeiro | 16 de Julho de 2019 às 12h25
Divulgação
Tudo sobre

Anatel

Saiba tudo sobre Anatel

Ver mais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (16) que os consumidores já podem se inscrever no cadastro nacional “Não me Perturbe”, iniciativa para conter ligações indesejadas feitas pelos prestadores de serviços de telecomunicações. Para deixar de receber chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga, o consumidor deverá acessar o site oficial do programa e preencher o formulário de inscrição. A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias corridos após o cadastro.

A medida vem na esteira de uma ação da Anatel, que determinou, em junho, que as principais empresas do setor implementassem uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing com ofertas de serviços de telecomunicações. As prestadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), desenvolveram o site “Não me Perturbe” justamente com essa finalidade.

É importante ressaltar que a medida se restringe apenas às ofertas de serviços e produtos de telecomunicações. Por ser uma iniciativa da Anatel, ela alcança apenas empresas deste setor, que respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas no Brasil. A lista do “Não me Perturbe” vale para todo o país e não substitui os cadastros geridos por outros órgãos, como o Procon.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outras medidas estão sendo avaliadas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações e acompanhadas pela agência e devem ser anunciadas até setembro de 2019. A criação de um código de conduta e de mecanismos de autorregulação das práticas de telemarketing estão na pauta.

Power Dialing

Quem nunca recebeu uma chamada de um número aleatório e, quando vai atender, a ligação simplesmente cai? Pois bem, esse "trote do bem" é feito por empresas de telemarketing que tentam fazer ligações para obtenção de metas por meio de um sistema chamado Power Dialing.

Apesar de efetuarem as chamadas, esse sistema não dispõe de um software inteligente por trás. Ou seja: a máquina liga até o cliente atender e falar com um funcionário, possibilitando a incômoda experiência de receber dezenas de ligações no dia.

Segundo especialistas, essas chamadas também podem fazer parte de uma estratégia para não deixar atendentes de call centers ociosos. A ideia é fazer um número de chamadas maior do que o de funcionários trabalhando naquele turno e, para isso, um computador faz a discagem e encaminha até que todos estejam falando com um cliente. As chamadas excedentes são encerradas, mesmo que tenham sido atendidas.

Com o "Não me Pertube", a tendência é que o volume desse tipo de ligação caia drasticamente, com os consumidores cadastrados deixando de recebê-las.

Como solicitar o bloqueio?

Ao acessar o site da campanha, basta fazer o cadastro, que é bem simples e rápido. Feito isso, você poderá consultar os bloqueios solicitados, fazer outros e também desbloquear.

Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro

Ao ir para a tela de solicitação, todas as operadoras estarão disponíveis. Feito o pedido, o bloqueio será feito 30 dias depois.

Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.