Publicidade

Relatório da 5G Americas traz panorama do uso de código aberto para redes 5G

Por| 22 de Fevereiro de 2019 às 08h56

Link copiado!

Relatório da 5G Americas traz panorama do uso de código aberto para redes 5G
Relatório da 5G Americas traz panorama do uso de código aberto para redes 5G

Nesta quinta-feira (21) a 5G Americas, uma associação industrial que exerce o papel de porta voz das tecnologias 5G e LTE nas Américas, publicou o relatório "O Status de Código Aberto para 5G", apresentando uma visão geral da arquitetura 5G focada na aplicação dos princípios de código aberto.

O relatório foi criado para servir como uma chamada de ação para que operadoras de redes 5G se juntem a fornecedores e desenvolvedores que participam da iniciativa de código aberto para aplicar essas iniciativas à tecnologia 5G, ou então criar novas iniciativas de infraestrutura e gestão para beneficiar o ecossistema 5G.

O documento foi desenvolvido pela parceria entre Lyle Bertz (diretor de serviços, inovação e arquitetura de tecnologias da Sprint) e Bejoy Pankajakshan (EVP e CSO da Mavenir). De acordo com Bertz, no sistema de infraestrutura atual, cada operadora utiliza um ambiente único e fechado, o que dificulta a criação de soluções em software que possam satisfazer a todas. E, como as arquiteturas dos sistemas 5G oferecem muito mais transparência, seria o momento ideal de essas empresas aproveitarem para criar uma iniciativa de código aberto para que todas possam tirar proveito das soluções disponíveis para o setor, permitindo a redução de custos e aumentar sua competitividade no mercado.

O relatório, que cobre temas como a arquitetura de redes 5G e possíveis aplicações de código aberto nessas redes, está disponível gratuitamente (em inglês) no site oficial da 5G Americas.