Recadastramento de clientes de celulares pré-pagos começa em 17 estados

Por Felipe Demartini | 03 de Setembro de 2019 às 09h40
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Começou nesta semana o recadastramento de clientes de celulares pré-pagos em 17 estados, um processo que está sendo realizado pelas operadoras para regularizar informações e completar registros com informações faltantes. O prazo para realização do procedimento é 16 de novembro, e quem estiver com dados incompletos pode ter a linha móvel bloqueada.

Os clientes com problemas em seus registros serão contatados diretamente pelas operadoras, por meio de ligações, mensagens de texto ou avisos em sites. No total, 17 estados fazem parte desta que é a terceira fase do processo de recadastramento: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo.

Nos outros estados, nos quais o processo de recadastramento já está em andamento, o prazo para regularização das informações vai até 15 de outubro. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a ideia é solucionar problemas que foram identificados pelas operadoras e são oriundos da ausência de informações sobre os clientes pré-pagos, com as operadoras não tendo registros precisos sobre os usuários de suas redes.

Essa ausência de cadastro é um reflexo, por exemplo, da venda de chips pré-pagos em locais de grande circulação, com a ativação rápida de planos, significando que, muitas vezes, os clientes acabam não preenchendo cadastros até o fim. Além disso, trata-se de uma medida de segurança, que também envolve a identificação de quem está, efetivamente, utilizando o serviço.

A terceira etapa do recadastramento leva o processo a todo o Brasil, e quem tiver o número bloqueado pela falta de informações poderá recuperar a linha após regularizar a situação. Para 2020, a Anatel inicia, ainda, mais uma fase dessa iniciativa, focada para a criação de um novo modelo de cadastro para os celulares pré-pagos, desta vez, voltado às novas ativações de linhas.

Confira abaixo os canais de atendimento disponibilizados pelas operadoras:

Fonte: Agência Brasil

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