Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Proposta torna obrigatório serviço de roaming por parte de operadoras

Por| 10 de Outubro de 2019 às 13h45

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga operadoras de telefonia celular a terem em seus contratos a garantia do roaming para seus clientes. Pelo texto aprovado, passarão a ser obrigatórios para as operadoras que detiverem pelo menos 10% da base de assinantes do serviço no país. A proposta aprovada é o substitutivo do relator, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), ao Projeto de Lei 7786/17, do ex-deputado Fabio Garcia. Esta mudança, porém, ainda será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto original prevê que nos municípios onde não houver cobertura de determinada prestadora de telefonia móvel, as outras prestadoras naquela localidade terão de ofertar conexão de voz e dados aos usuários. Já o texto substitutivo diz que uma vez celebrado o acordo de roaming, a prestadora estará obrigada a ofertar capacidade de conexão a usuários que estiverem na condição de visitantes no município.

Esta mudança, porém, não vale para as operadoras de pequeno porte. “As pequenas prestadoras são detentoras de apenas 2% dos acessos de telefonia móvel no Brasil, não seria razoável obrigar essas empresas a incorrer em custos elevadíssimos para atender uma quantidade diminuta de usuários”, disse o deputado Márcio Jerry.

Conforme o substitutivo, caso a operadora não tenha êxito em celebrar acordo com qualquer das prestadoras que atuem em determinado município, ela deverá solicitar a intervenção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que decidirá sobre as condições do acordo no prazo de 90 dias da solicitação.

Continua após a publicidade

Pelo texto, o descumprimento das medidas previstas sujeitará os infratores às sanções previstas na Lei Geral de Telecomunicações, que vão de advertência e multa à suspensão temporária dos serviços e caducidade da licença, além das sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: Agência Câmara Notícias