Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
E-mail
Eric Mockaitis / Canaltech
A TV aberta vai passar por grandes mudanças. A chegada da TV 3.0 ao Brasil promete revolucionar a experiência do telespectador, com a integração entre transmissão de alta qualidade da televisão e interatividade da internet. Confira 7 mudanças que chegam com a TV 3.0.
Prevista para ser implementada gradualmente a partir de junho de 2026, a nova tecnologia trará uma série de transformações na forma como consumimos conteúdo.
A principal mudança é a fusão completa entre o sinal de TV e a conexão com a internet. Isso permitirá que o telespectador interaja com a programação ao vivo, algo impossível no modelo atual.
2. Controle total sobre a programação ao vivo
Continua após a publicidade
Assistindo a um jogo de futebol? Com a TV 3.0, será possível escolher o ângulo da câmera que deseja ver ou rever um lance quantas vezes quiser.
Em uma novela, o espectador poderá pausar a cena para buscar uma água e retomar de onde parou, mesmo sendo uma transmissão ao vivo.
3. Compras pela TV (T-commerce)
A nova tecnologia permitirá clicar sobre o produto exibido na tela, como a roupa de um apresentador e ser direcionado para uma loja online para efetuar a compra, transformando a televisão em uma nova plataforma de comércio eletrônico.
Continua após a publicidade
4. Propagandas individualizadas
Como já acontece na internet, os anúncios poderão ser direcionados de acordo com o perfil e os interesses dos moradores da residência.
Essa mudança permitirá que as emissoras compitam diretamente com as gigantes da tecnologia pelo mercado publicitário digital.
5. Integração com redes sociais
Continua após a publicidade
Será muito mais fácil compartilhar o que você está assistindo. A TV 3.0 vai permitir recortar trechos da programação e enviar diretamente para suas redes sociais, ampliando o alcance e a discussão sobre os conteúdos.
6. Acesso a serviços públicos
A integração com a internet também transformará a TV em um portal de cidadania. Será possível acessar serviços do governo, como solicitar um benefício ou um documento, diretamente pelo controle remoto, ampliando a inclusão digital.
Continua após a publicidade
7. Destaque para as TVs públicas
Um decreto presidencial deverá organizar a interface inicial da TV 3.0, dando maior protagonismo aos canais públicos, como a TV Brasil, TV Câmara e TV Senado, que aparecerão em destaque na primeira página de canais.