O que é backbone?

Por Redação

Backbone ("espinha dorsal" ou "rede de transporte", em português) é uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho.

O backbone é o responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades, dentro ou fora de um país. Essa grande espinha dorsal é dividida em partes menores com a finalidade de impedir que o tráfego e a transmissão de dados sejam lentos. No entanto, por continuar a ser a rede principal, o backbone faz a conexão de todas as redes menores, sendo possível, então, acessar qualquer rede por meio dele.

Ao enviar um email, por exemplo, o usuário na verdade está enviando dados de uma rede local para o backbone, que depois encaminha a outra rede local até que a mensagem chegue ao destino. Ao acessar um site, o procedimento acontece similarmente, onde o tráfego de informações passa necessariamente pelo backbone antes de chegar à rede local do usuário.

Na Internet encontram-se vários backbones divididos hierarquicamente, com o objetivo de manter sistemas internos com elevado desempenho a fim de controlar e monitorar o tráfego de dados. Existem os backbones de ligação intercontinental que são derivados dos backbones internacionais, sendo os backbones nacionais derivados destes.

Tecnicamente falando, os backbones precisam ser concebidos com protocolos e interfaces condizentes ao débito que se pretende utilizar. Desses protocolos, entre os utilizados destacam-se o ATM e o Frame Relay. Já no quesito hardware, a fibra óptica e a comunicação sem fios são os mais utilziados.

Os pontos de acesso que significam um por cada usuário do sistema são comuns na periferia. Cada um desses pontos de acesso impõem a velocidade total do backbone. Para exemplificar: se uma operadora fornece 10 linhas de 1 Mbit cada uma, ela obrigatoriamente precisa dispor de um backbone superior a 10 Mbit, levando em consideração uma margem de tolerância.

Hoje em dia a principal tecnologia utilizada nas redes de transporte é a SONET / SDH, ainda que outras como a Carrier Ethernet ainda fazem parte das redes.

No Brasil, as empresas Telefónica, Embratel, Global Crossing, Brasil Telecom, Telecom Italia e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) fornecem esse serviço.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.