Não me perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing

Por Bruno Salutes | 09 de Dezembro de 2019 às 23h30

Você certamente já foi interrompido ou até acordado por uma ligação indesejada vinda de alguma central de atendimento. Segundo a Anatel, apenas as operadoras de telecomunicações são responsáveis por 32% das ligações de telemarketing feitas em todo país, envolvendo desde atualizações cadastrais e promoções, até cobranças. Algumas dessas ligações se repetem por dias ou até semanas, mesmo quando informamos ao operador que não desejamos recebê-las mais.

Para contornar esse problema, a Anatel criou uma plataforma online em parceria com as empresas desse setor. O objetivo do site Não me perturbe é bloquear essas chamadas indesejadas através de um cadastro único, algo que era impossível até então. Saiba como fazer o pedido de bloqueio neste tutorial.

Não me perturbe: quais empresas são bloqueadas?

Todas as principais empresas ativas do setor de telecomunicações que são fiscalizadas pela Anatel podem ser bloqueadas: Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Vale lembrar, no entanto, que a plataforma 'Não me perturbe bloqueia apenas ligações de telemarketing; ou seja, contatos para venda de serviços e anúncios de pacotes e promoções. Ligações de cobrança, suporte e pesquisas de satisfação não podem ser bloqueadas.

Não me perturbe: qual o prazo para o bloqueio?

Após o envio da solicitação pelo usuário, o bloqueio deve acontecer em até 30 úteis, segundo a Anatel.

Não me perturbe: como bloquear ligações de telemarketing

O Não me Perturbe não possui aplicativos para smartphones, não envia e-mails com arquivos executáveis e também não solicita dados pessoais ou bancários. Você deve fazer o cadastro pelo site oficial da plataforma para conseguir bloquear ligações de telemarketing provenientes de operadoras de telecom.

Passo 1: acesse o site naomeperturbe.com.br a partir de qualquer navegador de internet (celular ou computador). Na tela inicial, clique em "Cadastro" e, depois, selecione "Solicitar bloqueio".

Acesse o site 'Não me perturbe'' para solicitar o bloqueio de ligações em seu número / Captura de tela: Bruno Salutes

Passo 2: agora, sendo este seu primeiro acesso, clique em "Criar um login". Crie um cadastro oferecendo e-mail e senha. Um e-mail com um link de confirmação será enviado ao endereço informado. Dica: olhe a pasta de "Spam" do seu e-mail, pois há relatos de usuários que receberam o e-mail com o link de confirmação marcado como spam.

Complete o cadastro com seus dados / Captura de tela: Bruno Salutes

Passo 3: agora, com a tela do formulário aberta e com seu cadastro ativado, preencha todos os dados solicitados: telefone completo e válido que deve ser adicionado ao bloqueio, com DDD e nome.

Selecione as empresas para efetuar o bloqueio / Captura de tela: Bruno Salutes

Passo 4: marque as operadoras das quais você não deseja mais receber ligações de telemarketing. Ao final, clique em "Cadastrar telefone" e espere a confirmação. Feito isso, o bloqueio será solicitado e liberado dentro de 30 dias úteis.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.