Mundo já ultrapassou marco de 2 bilhões de conexões LTE neste ano

Por Redação | 15 de Março de 2017 às 08h00

Seguindo uma trajetória continua de crescimento global, o mundo ultrapassou o marco de 2 bilhões de conexões LTE em fevereiro deste ano, anunciou a associação setorial 5G Americas nesta terça-feira (14), segundo dados da consultoria Ovum.

No total, o crescimento do setor observado nos 12 meses de 2016 foi de 818 milhões de novas assinaturas LTE, um aumento de 74%. A expectativa é que a quarta geração de conectividade móvel siga um avanço veloz nos próximos anos, atingindo o próximo marco de 3 bilhões de conexões em 2018 e 5 bilhões de conexões até 2022.

De acordo com o levantamento, a América do Norte permanece como a região de maior penetração da tecnologia, registrando 298 milhões de assinaturas LTE até o final de 2016.
Com uma população de 360 milhões, o número de conexões já significa uma penetração de 83% – a maior do mundo, disparada. Só no último ano, a região conectou 61 milhões de novos clientes às redes LTE.

A Europa Ocidental mantém a vice-liderança no ranking que conectividade 4G, com uma penetração de 47%. Oceania, Leste e o Sudeste Asiático ocupam a terceira posição global, com 46% da população com acesso à conexão LTE.

América Latina e Caribe

Apesar do momento de instabilidade econômica que atingiu diversos paises da América Latina e Caribe, o que reduziu o número de conexões sem fio, as conexões 4G tiveram um rápido avanço na região em 2016.

"Mesmo nessas condições difíceis, a LTE ainda registrou o maior crescimento de qualquer tecnologia móvel implementada na América Latina, com vários países registrando crescimento de dois dígitos e novas operadoras lançando serviços comerciais LTE", comentou José Otero, Diretor da 5G Americas para América Latina e Caribe.

A participação de mercado da LTE aumentou de 7,7% para 17% até o final de 2016, crescendo mais de 100% na região da América Latina e do Caribe. Só do terceiro para o quarto trimestre do ano passado, a LTE cresceu 21% em apenas três meses, mostrando um "forte desempenho" da tecnologia nos mercados locais, segundo a associação.

No total, o LET atinge hoje 119 milhões de conexões na região, 65 milhões a mais do que no ano anterior. A expectativa é de um crescimento de 24% da participação do 4G no mercado neste ano, que deverá registrar 171 milhões de conexões – inclusive conexões máquina à máquina (M2M).

5G

Apesar de ser uma tecnologia ainda sem implementações comerciais, as redes móveis de quinta geração já devem começar a despontar entre clientes nos próximos anos. Segundo dados do relatório, a expectativa é que a América do Norte registra 11 milhões de conexões 5G já em 2021 – o que representará 44% de todas as conexões 5G do mundo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.