Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft e Viasat se unem para prover internet para comunidades carentes

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Dezembro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft e a Viasat anunciam uma nova parceria que visa fornecer acesso à internet para 10 milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo que a metade está localizada no continente africano. A empresa global de comunicações é a primeira parceira de satélites a colaborar com a Airband Initiative, iniciativa da Microsoft para levar internet a comunidades carentes.

A união das empresas expandirá o trabalho já existente na República Democrática do Congo, Nigéria, Guatemala, México e Estados Unidos, além de priorizar a chegada do programa ao Egito, Senegal e Angola. A meta da Airband é alcançar 250 milhões de pessoas em todo o mundo, além de 100 milhões de pessoas na África, até o fim de 2025.

Dados da União Internacional de Telecomunicações da ONU estimam que 37% da população mundial nunca utilizou a internet — o equivalente a 2,9 bilhões de pessoas. A internet via satélite da Viasat permite alcançar áreas remotas com poucas, ou nenhuma, opções de conectividade. A parceria combinará competências para permitir que a telemedicina, educação à distância, energia limpa e outros serviços cheguem a essas áreas por meio do fornecimento de energia e conectividade.

Continua após a publicidade

Teresa Hutson, vice-presidente corporativa de tecnologia e responsabilidade corporativa da Microsoft, diz que a empresa acredita que o acesso à Internet é um direito fundamental e que habilidades digitais criam e permitem prosperidade econômica para pessoas, empresas e governos. "Juntos, seremos capazes de escalar e expandir rapidamente o alcance da Airband, explorando um pipeline mais amplo de projetos e novos países onde ainda não trabalhamos", afirma Hutson.

Acesso universal à internet

Um terço da população mundial não tem acesso online à educação, melhores cuidados médicos, oportunidades de negócios, conexão com a família, entre outros benefícios que a internet traz. Considerando que a maioria dessas pessoas vive em apenas 20 países da África e no hemifério Sul do planeta, o acesso universal à internet faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Continua após a publicidade

Para Mark Dankberg, CEO e Presidente da Viasat, "conectar o mundo é um objetivo expansivo e desafiador, e acreditamos que é igualmente importante que isso seja feito de uma maneira sustentável, responsável e inclusiva". O papel da Viasat é manter o espaço seguro e acessível para todos, "usando-o de forma responsável como um recurso compartilhado para beneficiar a humanidade".

"A parceria com a Microsoft é outro passo importante para trazer serviços de internet acessíveis para toda a África, América Latina e EUA, à medida que ambas as empresas continuam quebrando barreiras para superar a exclusão digital e fazer progressos significativos em direção à equidade e inclusão digitais", disse Dankberg.

Atualmente, a Microsoft já forneceu acesso à internet de alta velocidade para mais de 51 milhões de pessoas ao redor do mundo, incluindo mais de 4 milhões em comunidades rurais dos EUA e mais de 47 milhões de pessoas em 16 países carentes fora da região norte-americana.

A Microsoft Airband Initiative foi lançada em 2017 e trabalha por meio de parcerias com provedores locais e regionais de fornecimento de internet e energia, além de fabricantes de equipamentos de telecomunicações, organizações sem fins lucrativos, governamentais e não-governamentais.