Ligar de telefone fixo para celular vai ficar mais barato no Brasil

Por Redação | 15 de Fevereiro de 2017 às 12h47
photo_camera DepositPhotos/BrianAJackson

Imagem: DepositPhotos/BrianAJackson

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15) uma decisão que vai tornar as ligações de telefone fixo para celular mais baratas. A mudança nas contas de telefone já começa a valer a partir do próximo sábado, dia 25 de fevereiro.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a redução na conta do brasileiro está relacionada diretamente ao reajuste das tarifas de interconexão, que são os impostos que as operadoras pagam ao governo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Por conta disso, a Anatel explicou que as ligações locais de fixo para móvel ficarão de 16,49% a 19,25% mais baratas. Enquanto isso, as ligações interurbanas de fixo para celular ficarão 7,05% e 12,01% mais em conta. Tais variações dependem da operadora e do plano contratado pelo consumidor.

Ainda de acordo com a entidade, as tarifas devem continuar sendo reduzidas até 2019, já que agora elas são calculadas no "Modelo de Custo". Isso significa que a Anatel agora é capaz de verificar o custo real das empresas, observando quanto cada uma gasta com equipamentos e organização interna.

"Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas (...) devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores", disse a Anatel em comunicado.

Fonte: Anatel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.