Ligar de telefone fixo para celular vai ficar mais barato no Brasil

Por Redação | 15 de Fevereiro de 2017 às 12h47
photo_camera DepositPhotos/BrianAJackson

Imagem: DepositPhotos/BrianAJackson

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15) uma decisão que vai tornar as ligações de telefone fixo para celular mais baratas. A mudança nas contas de telefone já começa a valer a partir do próximo sábado, dia 25 de fevereiro.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a redução na conta do brasileiro está relacionada diretamente ao reajuste das tarifas de interconexão, que são os impostos que as operadoras pagam ao governo.

Por conta disso, a Anatel explicou que as ligações locais de fixo para móvel ficarão de 16,49% a 19,25% mais baratas. Enquanto isso, as ligações interurbanas de fixo para celular ficarão 7,05% e 12,01% mais em conta. Tais variações dependem da operadora e do plano contratado pelo consumidor.

Ainda de acordo com a entidade, as tarifas devem continuar sendo reduzidas até 2019, já que agora elas são calculadas no "Modelo de Custo". Isso significa que a Anatel agora é capaz de verificar o custo real das empresas, observando quanto cada uma gasta com equipamentos e organização interna.

"Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas (...) devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores", disse a Anatel em comunicado.

Fonte: Anatel

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.