Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Implantação da TV digital avança e beneficiará mais 120 milhões de brasileiros

Por| 27 de Novembro de 2018 às 18h30

Link copiado!

público
público
Tudo sobre Anatel

Nesta quarta-feira (28), o sinal analógico de televisão será desligado em 166 cidades no Paraná e no Rio Grande do Sul. Já em janeiro, 356 cidades do interior de São Paulo e outras 59 no Rio de Janeiro passarão pelo processo. Com isso, cerca de 121 milhões de brasileiros, em mais de 1,2 mil cidades do Brasil, já serão beneficiados com a TV digital.

Para desligar o sinal analógico, pelo menos 90% dos municípios devem estar preparados para receber o sinal digital, e as pesquisas recentes apontam que o percentual foi atingido pelos agrupamentos das cidades paranaenses em 92%, e no Rio Grande do Sul atingiram os 90% necessários. Já no interior de São Paulo, o índice das residências digitalizadas estava em 89% em 25 de novembro, enquanto que o índice no interior do Rio de Janeiro ficou em 87% na mesma data. Por isso, os estados do Sul passarão pelo processo primeiro.

Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, disse que o Brasil se tornou referência no processo de transição do sistema analógico para o digital de televisão, resultando na liberação da faixa de 700 MHz (que passa a ser utilizada pelas operadoras de telefonia na oferta do 4G). Antes do desligamento total, as emissoras locais exibirão uma cartela informando aos telespectadores que o final das transmissões analógicas está próximo, enquanto kits de conversores digitais seguem em distribuição para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. No kit, há uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o televisor antigo consiga capturar o novo sinal digital.