Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desligamento da TV analógica é adiado em Rio Branco, Boa Vista e Campo Grande

Por| 14 de Agosto de 2018 às 11h19

Link copiado!

Desligamento da TV analógica é adiado em Rio Branco, Boa Vista e Campo Grande
Desligamento da TV analógica é adiado em Rio Branco, Boa Vista e Campo Grande
Tudo sobre Anatel

As cidades de Rio Branco, no Acre; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; e Boa Vista, em Roraima, não perderão o sinal analógico de televisão como estava previsto originalmente. De acordo com pesquisa do GIRED (Grupo de Implantação do processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV), ligado à Anatel, as capitais não atingiram o percentual mínimo de domicílios com acesso ao sinal digital, que deve ser de 90% para que a desativação da transmissão convencional possa ser realizada.

A pesquisa relacionada ao processo foi realizada pelo Ibope e mostrou que, na capital do Acre, 89% das casas estão com sinal digital de televisão, mesmo total registrado em Campo Grande (MS). Já em Boa Vista (RR), 87% têm o sinal. Os números motivaram o adiamento do desligamento do sinal analógico, que agora deve acontecer em 31 de outubro de 2018.

Em outras praças, entretanto, o cronograma original será mantido. Nas mais recentes pesquisas encomendadas pela Anatel, Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT) atingiram a porcentagem mínima de domicílios com acesso ao sinal digital e deverão perder a transmissão analógica ainda hoje.

Enquanto isso, a população carente que ainda tiver televisores incompatíveis em casa pode solicitar, gratuitamente, um conversor para o sinal digital. O pedido pode ser feito pelo site Seja Digital, operado pelo Governo Federal, e vale para beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros. O agendamento para retirar o conversor também pode ser realizado pelo telefone 147.

Continua após a publicidade

A próxima fase do desligamento do sinal analógico está marcada para acontecer no dia 28 de novembro, com as cidades do oeste do estado do Paraná, o sul do Rio Grande do Sul e interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Depois, o cronograma previsto pela Anatel é finalizado em 5 de dezembro com 19 cidades e regiões de diferentes estados, como Blumenau (SC), Caruaru (PE), Uberaba e Uberlândia (MG), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Petrolina (PE), Campina Grande (PB), entre outras, desde que, novamente, atinjam o percentual mínimo de domicílios atendidos pelo sinal digital.

A frequência liberada será destinada aos serviços de telefonia móvel, principalmente à expansão do sinal 4G em todo o país. A faixa dos 700 MHz, originalmente utilizada para transmissão de televisão, já está sendo testada para esse fim na maioria das cidades com o objetivo de verificar se não há geração de interferência antes de sua aplicação generalizada.

Fonte: EBC, Anatel