Publicidade

Como saber se o chip do celular foi bloqueado

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Envato/Ha4ipuri
Envato/Ha4ipuri

Existem algumas formas para saber se o chip do celular foi bloqueado. A ação pode ocorrer por falta de pagamento de fatura em planos pós-pagos, ausência de novas recargas em planos pré-pagos ou por mau funcionamento do chip no seu aparelho.

Cada operadora pode ter um procedimento diferente para bloqueio de chip. Mas, no geral, é possível recorrer a alternativas simples para verificar essa característica. A seguir, veja quatro pistas para descobrir se o chip do celular foi bloqueado.

Dicas para saber se um chip foi bloqueado

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Confira três dicas para saber se um chip de celular foi bloqueado:

1. Falta de pagamento de fatura

Quem tem um plano pós-pago de celular precisa efetuar mensalmente o pagamento da fatura no plano contratado. Se houver atraso na quitação do valor, a operadora, então, pode bloquear o número, inutilizando o chip até que a dívida seja paga.

Na maioria dos casos, o bloqueio não é imediato. A operadora avisa sobre o não pagamento da fatura e pede que o cliente regularize a situação. Só depois de alguns dias o chip do celular fica bloqueado, mas liberado assim que for efetuado o pagamento da fatura. Lembrando que, na fatura do mês seguinte, são cobrados acréscimos e multa por atraso.

2. Falta de recargas no pré-pago

Já nos planos pré-pagos, em que o cliente precisa recarregar um valor para usar o celular, o bloqueio é diferente. Existe um limite de tempo máximo que as operadoras levam em consideração antes de bloquear o chip. Em alguns casos, a operadora pode cancelar o número definitivamente se não for feita uma nova recarga em até 180 dias seguidos.

Para evitar que o chip do celular seja bloqueado, o ideal é fazer pelo menos uma recarga de tempos em tempos. Isso se o seu plano for pré-pago. A recarga pode ser feita online, via SMS, em postos credenciados, entre outras opções. Algumas operadoras, como é o caso da Vivo, ainda oferecem planos com créditos que não expiram, mesmo se você ficar dias sem usar.

Continua após a publicidade

3. Chip com defeito ou mau encaixe

Outra pista para saber se o chip do celular foi bloqueado é checar se o chip está devidamente encaixado na gaveta SIM do celular. Não se trata de um bloqueio, de fato. Entretanto, o mau funcionamento do chip pode impedir que você use os dados do seu plano.

Faça a remoção do chip e verifique o slot em que ele fica encaixado. Se estiver tudo certo, encaixe o chip novamente na gaveta, reinicie o celular e faça uma ligação para testar. Você também pode inserir o chip em outro smartphone e fazer o mesmo teste. Se ainda encontrar problemas, pode ser que o chip ou o seu aparelho estejam danificados.

4. Fique de olho nos SMS do celular

Continua após a publicidade

Por fim, é sempre bom dar uma olhada no aplicativo de mensagens de texto do seu celular. As operadoras costumam enviar um SMS sempre que notarem alguma inconsistência no uso do chip, seja por falta de pagamento da fatura ou falta de recarga em planos pré-pagos. Essas informações são enviadas com antecedência pelas operadoras.

Como saber se meu chip foi bloqueado ou cancelado

As principais operadoras de telefonia móvel do Brasil possuem números de telefone para você saber se o chip foi bloqueado. Abaixo, veja uma lista com o contato de cada empresa. Antes de fazer a ligação, tenha em mãos o nome completo e CPF da pessoa responsável pela linha:

Continua após a publicidade
  • Claro: ligue para *525 usando um celular da operadora, ou 1052 de qualquer aparelho;
  • Oi: ligue para *144 usando um celular da operadora, ou 1057 de qualquer aparelho;
  • TIM: ligue para *144 usando um celular da operadora, ou 1056 de qualquer aparelho;
  • Vivo: ligue para *8486 usando um celular da operadora, ou 1058 de qualquer aparelho.

Bloqueio de chip e bloqueio de aparelho

Um detalhe importante que pode confundir muita gente é sobre o bloqueio de chip e o bloqueio de aparelho. São coisas distintas e que podem acontecer de forma separada ou simultânea.

O bloqueio de chip diz respeito à interrupção dos serviços na sua linha telefônica. O celular pode continuar funcionando normalmente, mas o bloqueio do chip impede que você faça ligações, receba ou envie SMS, ou use internet fora de uma rede Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Já o bloqueio do aparelho está relacionado ao número de IMEI, que funciona como a identificação única de cada celular. Você pode bloquear o IMEI, mas manter sua linha telefônica ativa, embora o recomendado é que seja efetuado o bloqueio de ambas opções. É possível solicitar o bloqueio de celular e de IMEI na central de atendimento da sua operadora.