Antenas da Starlink chegam a locomotivas no Brasil para conectar trens
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

A operadora de ferrovias brasileira Rumo anunciou que passou a utilizar a tecnologia Starlink para seus trens. O objetivo é ampliar as opções de conectividade das locomotivas, especialmente quando passam por locais mais isolados.
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Segundo a empresa, a inovação garante comunicação estável entre os trens e o Centro de Controle. Ela funciona mesmo em áreas com cobertura limitada ou sem sinal de redes móveis.
Na prática, esse sistema promete entregar operações mais seguras, ágeis e conectadas em tempo real. Além disso, permite atendimento eficiente às composições, com acionamento do suporte em caso de ocorrências durante o percurso.
A Rumo ainda destacou que o recurso foi aplicado com sucesso em áreas de difícil acesso, incluindo localidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Como funciona a Starlink nos trens
No sistema ferroviário, a Starlink complementa os sistemas de comunicação já usados pela empresa. Portanto, funciona como uma "terceira via" de conexão, ao lado de rede móvel e satélite tradicional.
Antenas especiais instaladas nas locomotivas se conectam a satélites em órbita baixa. Isso permite que as informações circulem quase em tempo real, segundo a Rumo.
Dessa forma, é possível operar com baixa latência (atraso), o que é essencial em contextos complexos de comunicação.
Afinal, com uma estabilidade de sinal superior a 97%, é possível ir além de apenas trocar mensagens. Torna-se viável realizar a transmissão de dados operacionais, suporte técnico remoto e atualizações de software sem impactar a circulação dos trens.
Para o diretor de Tecnologia da Rumo, Marco Andriola, a iniciativa reforça a vocação da empresa para inovar e liderar a implementação de novas tecnologias:
"Essa solução não apenas garante a continuidade das nossas operações em qualquer cenário, como também abre caminho para um futuro com trens cada vez mais conectados, inteligentes e seguros", afirmou ele.
A instalação da Starlink começou em fevereiro deste ano. A meta da empresa era ter cerca de 400 locomotivas equipadas até o fim de setembro.