Publicidade

Aliens? Sistema de GPS Europeu está fora do ar por "problemas técnicos"

Por| 15 de Julho de 2019 às 16h06

Link copiado!

Aliens? Sistema de GPS Europeu está fora do ar por "problemas técnicos"
Aliens? Sistema de GPS Europeu está fora do ar por "problemas técnicos"

Desde a última sexta-feira (12) o Galileo, sistema de navegação via satélite (GPS) da União Europeia, está fora do ar por um motivo citado oficialmente apenas como “problemas técnicos”, e até o momento ainda não há previsão para quando ele irá voltar a funcionar.

O comunicado oficial não entra em detalhes sobre o que causou o problema, mas revela apenas que foi uma falha ocorrida na infraestrutura terrestre do sistema — lembrando que o sistema ainda está em sua fase piloto, então problemas dessa natureza podem mesmo acontecer. Ele ainda avisa que a falha afetou apenas a navegação normal do sistema, e que o serviço SAR — usado para localizar pessoas em situações de perigo, como em áreas de montanha ou no meio do mar — continua funcionando sem problemas.

Já a BBC alega ter conseguido informações mais precisas com suas fontes, alegando que o problema que derrubou o sistema ocorreu em um Centro de Precisão Temporal (PTF) na Itália, que é responsável pela geração e manutenção do relógio base que é usado para calibrar todos os sistemas do Galileo.

O Galileo é o mais moderno dos sistemas de GPS utilizados por smartphones de todo o mundo, mas a queda dele não é sentida pelos aparelhos, já que eles automaticamente passam a utilizar outro sistema quando o principal cai, mudando automaticamente para o GPS dos Estados Unidos, o GLONASS russo ou até mesmo o Beidou, da China. A única diferença é que, como o Galileo é o mais preciso de todas esses, o posicionamento geográfico ao mudar de sistema mostrará a localização do usuário com uma taxa de erro maior.

Por enquanto, ainda não há previsão de quando o sistema irá voltar ao ar, mas os técnicos do Galileo já estão trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Mac