Aliens? Sistema de GPS Europeu está fora do ar por "problemas técnicos"

Por Rafael Rodrigues da Silva | 15 de Julho de 2019 às 16h06

Desde a última sexta-feira (12) o Galileo, sistema de navegação via satélite (GPS) da União Europeia, está fora do ar por um motivo citado oficialmente apenas como “problemas técnicos”, e até o momento ainda não há previsão para quando ele irá voltar a funcionar.

O comunicado oficial não entra em detalhes sobre o que causou o problema, mas revela apenas que foi uma falha ocorrida na infraestrutura terrestre do sistema — lembrando que o sistema ainda está em sua fase piloto, então problemas dessa natureza podem mesmo acontecer. Ele ainda avisa que a falha afetou apenas a navegação normal do sistema, e que o serviço SAR — usado para localizar pessoas em situações de perigo, como em áreas de montanha ou no meio do mar — continua funcionando sem problemas.

Já a BBC alega ter conseguido informações mais precisas com suas fontes, alegando que o problema que derrubou o sistema ocorreu em um Centro de Precisão Temporal (PTF) na Itália, que é responsável pela geração e manutenção do relógio base que é usado para calibrar todos os sistemas do Galileo.

O Galileo é o mais moderno dos sistemas de GPS utilizados por smartphones de todo o mundo, mas a queda dele não é sentida pelos aparelhos, já que eles automaticamente passam a utilizar outro sistema quando o principal cai, mudando automaticamente para o GPS dos Estados Unidos, o GLONASS russo ou até mesmo o Beidou, da China. A única diferença é que, como o Galileo é o mais preciso de todas esses, o posicionamento geográfico ao mudar de sistema mostrará a localização do usuário com uma taxa de erro maior.

Por enquanto, ainda não há previsão de quando o sistema irá voltar ao ar, mas os técnicos do Galileo já estão trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível.

Fonte: 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.