Suécia tem 4G mais rápido do mundo; EUA é oitavo no ranking, aponta estudo

Por Redação | 15.02.2013 às 16:25

Um estudo realizado por uma empresa de testes de rede britânica, a OpenSignal, revela que a Suécia é o país com a melhor velocidade 4G (LTE) do mundo, com conexões médias de download de 22,1 Mbps. Além de manter o primeiro lugar no ranking, a Suécia, juntamente com a Noruega, foram os primeiros países a adotar a tecnologia no mundo, em 2010.

Apesar de ter sido um dos pioneiros na adoção do 4G, atrás apenas da Suécia, Noruega e Uzbequistão, e de ser o país com a maior infra-estrutura de rede 4G no mundo, os Estados Unidos aparecem na 8ª posição no ranking de velocidade realizado, com uma velocidade média de download de 9,6 Mbps. De acordo com a OpenSignal, o principal motivo é a escolha das operadoras americanas de utilizarem o espectro de 20 MHz ou 10 MHz para a velocidade 4G, mais baixo que o padrão 40 MHz adotado na maior parte do mundo, o que prejudica a conexão.

No ranking, ficou em segundo lugar Hong Kong (19,6 Mbps), que é seguido pela Dinamarca (19,1 Mbps), Canadá (18,1 Mbps), Austrália (17,3 Mbps), Coreia do Sul (16,4 Mbps), Alemanha (14 Mbps), Estados Unidos e Japão (7,1 Mbps). No mundo, a velocidade média do 4G é de 10,4 Mbps, cerca de sete vezes mais rápida do que o padrão 3G, que oferece velocidade média de 1,5 Mbps.

Segundo a pesquisa, 62 países do mundo já adotaram a velocidade 4G em seus territórios. Outros 21 estão com uma data programada de adoção e outros 14 países ainda estão em negociação. A lista já inclui até mesmo nações africanas, como Angola, e do interior da Ásia, como o Uzbequistão. Nos próximos dois anos, 83 países deverão ter o 4G como conexão padrão.

O Brasil, o primeiro com a tecnologia na América Latina, adotou o 4G em 2011. No ano passado, as operadoras começaram a lançar comercialmente suas ofertas do serviço. No continente, apenas a Argentina, Peru e Suriname ainda não têm expectativa de lançamento.