Nova tecnologia sem fio usará luz para transmitir dados a velocidades altíssimas

Por Redação | 18 de Novembro de 2013 às 06h10

Uma nova tecnologia em desenvolvimento, o Li-Fi, promete velocidades altíssimas para roteadores. Utilizando luz proveniente de LEDs para transmitir dados, pode chegar a velocidades de 3,5 Gbps, contra os 54 Mbps alcançados pela maioria dos roteadores Wi-Fi no mercado.

O problema do Wi-Fi é utilizar ondas de rádio para transmitir os dados, cujo espectro é limitado. Com apenas LEDs simples, o Li-Fi pode cobrir todo o interior de uma casa. O vídeo abaixo, retirado da PC World, mostra um sistema simples em funcionamento. No teste, a velocidade chega a 150 Mbps, mas com o uso de LEDs mais potentes, ela alcançaria os 3,5 Gbps.

Outra vantagem do LiFi, além da velocidade, é a possibilidade de poder ser usado em áreas sensíveis a eletromagnetismo, como aeronaves ou usinas nucleares. O fato da luz não penetrar paredes também é outra vantagem em relação à segurança, mas é uma desvantagem em relação ao alcance. Porém, para contornar esse problema, o uso de transmissores pode ser uma boa opção.

Em 2011, várias empresas e indústrias formaram um consórcio, o Li-Fi Consortium, para fomentar o desenvolvimento e comercialização da tecnologia. Porém, os desenvolvedores afirmam que vai levar pelo menos 5 anos até que ela esteja disponível comercialmente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.