5G é até 30% mais rápido que 4G no Brasil, mostra relatório
Por Redação |
![James Yarema/Unsplash](https://t.ctcdn.com.br/Zj3nmPBtbSxVNbj6G8Shu_a_Cww=/486x491:4021x2670/640x360/smart/i609558.jpeg)
A navegação em redes sociais fica até 30% mais rápida com o 5G no Brasil, em comparação com as redes 4G. A diferença foi mostrada pelo portal Ookla, responsável por um dos testes de velocidade de internet mais utilizados no mundo.
- 5G do Brasil é o 5º mais rápido no mundo em download
- Qual é o melhor celular com 5G para comprar em 2024?
De acordo com os resultados obtidos, a rede que mais se beneficia de uma conexão 5G é o Facebook, com abertura em 1,4 segundos. Trata-se de uma melhoria de 30% contra o 4G, que levou 2,1 segundos para carregar os conteúdos.
Já o Google levou cerca de um segundo para abrir no 5G, uma melhoria de aproximadamente 20% em comparação com o 1,3 segundo do 4G. O YouTube mostrou diferenças de 25%, com 1,9 e 2,5 segundos para 5G e 4G, respectivamente.
A Ookla ainda ressaltou que os resultados são diretamente impactados pela latência, que é o tempo entre o dispositivo receber um pedido e mostrar a “resposta”. Normalmente, um pedido típico exige de dois a cinco ciclos de comunicação entre várias entidades, por meio de protocolos sensíveis à latência.
Levantamentos realizados em maio mostram que a latência média de conexões mobile no planeta estava em 27 milissegundos, enquanto as redes fixas mostravam atraso médio de nove milissegundos. Estima-se que 40% das pessoas usuárias da internet tendem a desistir de abrir uma página caso ela leve mais de três segundos para ser carregada.
Mesmo que as velocidades de conexão tenham evoluído, a pesquisa da Ookla deixa claro que há espaços para melhorias. Afinal, o 5G usado no Brasil ainda é mais lento que o visto em países como a França, Espanha e Estados Unidos.
Além disso, a comparação indicou que até o 4G do Canadá se mostra mais rápido que o 5G brasileiro na abertura do Facebook (1,3 segundo), Google (0,7 segundo) e YouTube (1,6 segundo).
Fonte: Ookla