Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
E-mail
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
O GK 450 é um teclado mecânico da linha Agon by AOC Gaming com perfil compacto TKL (Ten-keyless) de 87 teclas - sem teclado numérico. O modelo foca em funcionalidades essenciais, abre mão de algumas características que podem fazer diferença para alguns usuários, mas compensa no preço bastante atraente.
Pude testar o teclado gamer TKL da AOC por algumas semanas e a experiência tanto em jogos quanto digitando foi bastante confortável. Neste review ressalto os principais pontos do GK450 e porquê ele pode ser uma boa opção para viajar, mas não necessariamente a melhor escolha para jogos competitivos.
Confortável para digitar e realizar cliques repetitivos
Contras
Um pouco pesado (870 g)
Sensibilidade pode resultar em cliques acidentais
Sem opção de iluminação com cor única
Corpo fica marcado facilmente
Sem opção ABNT/ABNT2
Design do AOC GK450
O AOC GK450 tem design totalmente preto, layout Estados Unidos-Internacional e tipografia das letras e símbolos estilizada, mas ainda nítida e legível. O corpo do teclado é em metal, dando um acabamento premium ao modelo. Mesmo não sendo uma peça polida, ela fica marcada com certa facilidade pela oleosidade natural da pele, apoiando os dedos por apenas alguns segundos.
Dimensões
Em termos de dimensões, o GK450 é compacto, inclusive mais que outros modelos TKL, com apenas 35,5 cm de comprimento, por 12,8 cm de largura e 4 cm de espessura. Mesmo sendo praticamente sem bordas e aproveitando toda a área do chassi, a construção em metal deixa ele um pouco pesado, com 870g.
Retroiluminação RGB personalizável
O modelo tem retroiluminação RGB com boa luminosidade e alguns perfis de personalização. Entretanto, todos os efeitos são alguma variação do padrão “arco-íris”, sem a possibilidade de definir uma cor única para todo o teclado ou grupos de teclas.
Continua após a publicidade
É possível apenas ativar ou não a iluminação independente das teclas, elas vão utilizar sempre a mesma cor correspondente à sua posição no espectro arco-íris, do verde ao vermelho.
Teclado mecânico
O GK450 utiliza switches mecânicos proprietários AOC Red relativamente silenciosos e bem confortáveis. A altura e força de atuação são de 2 mm e 45 g, respectivamente, oferecendo boa sensibilidade e velocidade de resposta.
Continua após a publicidade
“Testando o GK450 em jogos de tiro não pude, por exemplo, criar padrões para identificar diferentes ações, como azul para teclas de movimentação (AWSD) e vermelho para as demais ações (QERTFG).”
— Daniel Trefilio
Ficha técnica AOC Gaming GK450
Layout: TKL
Quantidade de teclas: 87 teclas
Switch: AOC Red Switch
Tipo de Switch: Mecânico
Operação de Switch: Linear e Silencioso
Distância de Atuação: 2mm
Distância Total: 4mm
Força de atuação: 45g
Durabilidade das teclas: 60 milhões de cliques
Acabamento: Metal
Tipo de Cabo: Trançado, USB-C removível (1,8 m)
Gravação das teclas: Double-Shot Injection
Pés: Borracha, 3 ajustes
Iluminação: LED Rainbow com Light Bar
Efeitos de luz: Off/Static / Breathing / Blink /Wave/Ripple/React/Custom Setup
Dimensões (C x L x A): 355 x 128 x 40 mm
Peso: 870g
Construção
Continua após a publicidade
O corpo do AGON GK450 é em metal com a cobertura inferior em plástico bastante resistente, deixando ele compacto relativamente pesado para seu tamanho. A vantagem é que este teclado também é muito firme, sendo possível transportá-lo na mochila sem muito receio de que ele vá empenar ou se danificar.
As keycaps seguem o tamanho padrão de perfil uniforme - todas com o mesmo formato - e são gravadas com processo “double shot injection”, oferecendo um acabamento com boa qualidade. A pinça removedora que acompanha o teclado é apenas das keycaps para facilitar a limpeza, mas os switches são soldados à PCB, não sendo possível substituí-los facilmente.
Recursos
Continua após a publicidade
O GK450 não possui modo wireless, operando apenas via porta USB. O cabo emborrachado de 1,8 m é removível com conexão USB-C - porta do teclado - para USB-A, facilitando o transporte.
Todas as teclas do AOC Gaming GK450 são programáveis individualmente via software proprietário AGON G-Menu, que pode ser baixado na página oficial da AOC. Além disso, a tecla FN posicionada à direita da barra de espaço dá acesso aos comandos multimídia, controle de brilho, alternar perfis de iluminação e cinco funções exclusivas para macro (F1 a F5).
Software AGON G-Menu by AOC
O software G-Menu da AOC permite configurar os macros e funciona como hub integrando outros periféricos da marca, como mouses, headsets e monitores. Essa configuração pode ser salva localmente permitindo importar facilmente os atalhos para as funções G1-G5 do GK450, ou para combinações personalizadas de teclas (CTRL+SHIT+1).
Continua após a publicidade
Não existe a possibilidade de sincronizar o perfil de macro em nuvem, então é importante exportar o arquivo caso queira utilizar os macros em outra máquina. Apesar de o software oferecer a funcionalidade de Light FX Sync, ela não está disponível para o GK450, que dispõe apenas de efeitos de iluminação pré-definidos.
A caixa do AOC GK450 inclui
Teclado AOC GK450 TKL (87 teclas)
Cabo USB-C para USB-A (1,8 m) removível
Removedor de Keycaps
Cartão de garantia
Guia do usuário
Continua após a publicidade
Usabilidade
Um dos diferenciais que mais me chamou a atenção no GK450 é a sua regulagem de altura em três níveis. De maneira geral, mesmo os teclados premium trazem pés retráteis que elevam bem pouco a inclinação das teclas, e ter essa regulagem adicional em um modelo tão barato foi muito bem-vindo.
O switch AOC Red é de perfil linear - sem ponto de resistência -, favorecendo cliques rápidos e sucessivos em jogos mais intensos. Por outro lado, isso pode ser um problema por tornar comuns os cliques acidentais, principalmente em jogos de tiro, nos quais é comum manter os dedos apoiados em posições específicas.
Continua após a publicidade
“Meu perfil de digitação quase sempre me obriga a utilizar apoios adicionais para elevar as teclas, mesmo em teclados premium. A regulagem de altura em três níveis do GK450 tornou a experiência de digitação muito mais confortável, sem precisar recorrer a gambiarras.”
— Daniel Trefilio
Experiência de uso
A sensibilidade dos switches também pode acrescentar letras e espaços a mais para quem costuma escrever rápido e sem olhar constantemente para a tela. Ainda assim, a experiência de digitação no GK450 foi, de longe, o ponto mais alto dos testes, tanto pelo movimento suave quanto ser possível digitar quase sem fazer barulho, mesmo não sendo um switch projetado para reduzir o nível de ruído.
Em paralelo, para jogar a experiência foi bastante ambígua, pois os pontos questionáveis da sensibilidade estão mais relacionados a vícios de memória muscular do que a problemas de projeto, propriamente.
Continua após a publicidade
Como veterano dos RPGs, só jogo Baldur’s Gate 3 com o combo mouse + teclado, e o GK450 rendeu muitas horas adicionais à minha segunda campanha. O tempo de resposta para as teclas de atalho é excelente, principalmente nos momentos de desespero de alternar entre modo de turno e tempo real para limpar o acampamento Goblin antes da invisibilidade aprimorada acabar.
Já no modo PvP de Destiny 2 eu perdi a conta de quantas vezes usei granadas e ataques especiais acidentalmente, só porque os dedos estavam apoiados nas teclas para agilizar os comandos. Novamente, isto não é um problema, mas uma característica comum a switches lineares, pensados para jogos de estratégia e MOBAS em que os cliques precisam ser muito rápidos, e neste quesito a resposta é muito boa.
Concorrentes diretos
Continua após a publicidade
O teclado TKL da linha AOC Gaming compete diretamente com o Logitech G PRO X, que também traz perfil reduzido, boa estrutura, com dimensões e funções similares. No entanto, o modelo da Logitech tem preço premium, custando aproximadamente R$ 1.350, enquanto o GK450 mira na mesma faixa de preço de teclados mais simples, geralmente OEM.
O AOC GK450 é, possivelmente, um dos teclados ten-keyless mais completos que já tive a oportunidade de testar e vale o investimento. Com preço sugerido de R$ 170, ele custa menos, inclusive, que modelos genéricos ou bem mais simples, mas com uma experiência similar a de produtos premium.
Além de oferecer bom acabamento e estrutura reforçada, as funções de atalho predefinidas são bastante intuitivas, principalmente para quem está acostumado a digitar em teclados de notebooks, público que naturalmente procura modelos TKL por sua portabilidade.