Xiaomi quer rodar jogos de Windows em tablets; entenda
Por Vinícius Moschen |

A Xiaomi pretende fazer com que seus tablets rodem jogos do Windows. Isso é possível por meio da tecnologia WinPlay, que já está sendo testada pela companhia.
Em publicação feita na rede social chinesa Weibo, a Xiaomi confirmou que está recrutando pessoas que tenham o tablet Xiaomi Pad 6S Pro 12.4 para testar o sistema.
A companhia destacou que o WinPlay não é um serviço de jogos em nuvem dependente de um dispositivo com Windows, mas sim uma forma de rodar os programas nativamente no sistema Android — como uma espécie de emulador.
Além disso, também foi dito que a perda de performance da GPU durante os testes foi de apenas 2,9% em comparação com a execução em produtos com Windows.
Quando implementado, o sistema permitirá a instalação da Steam, e consequentemente, dos jogos contidos em uma conta. Contudo, ainda não está confirmada a compatibilidade de todos os títulos.
Há ainda o suporte para pareamento de um controle de Xbox, para aumentar a imersão e aproximar a experiência dos jogos em computadores e notebooks.
Especula-se que a tecnologia seja capaz de rodar jogos como “Tomb Raider” com relativa fluidez. O Xiaomi Pad 6S Pro 12.4 foi lançado no ano passado com processador Snapdragon 8 Gen 2, e versões com até 16 GB de RAM/ 1 TB de armazenamento interno.
Membros da Xiaomi Community também poderão se inscrever para usar o WinPlay em sua fase prévia, desde que seus dispositivos estejam dentro dos requisitos mínimos de performance. Não há previsão para o lançamento da tecnologia ao público geral.
Leia mais
- Galaxy Unpacked: Samsung prepara headset XR como "surpresa", revela site
- Galaxy S25 vaza em imagens que colocam gratuidade do Galaxy AI em dúvida
- Celular dobrável triplo da Samsung chega em breve, revela site