Robô doméstico da Apple com iPad pode estrear até 2027, segundo rumor
Por Murilo Tunholi • Editado por Léo Müller |

A Apple está trabalhando em um dispositivo inédito que combina uma tela parecida com o iPad e um braço robótico, segundo informações obtidas pela Bloomberg. Com o produto — que tende a ser caro —, a empresa estaria buscando novas fontes de receita para o futuro.
De acordo com o jornalista Mark Gurman, a Apple alocou centenas de funcionários no projeto. Por enquanto, o protótipo consiste em um braço robótico capaz de mover uma tela grande em diversas direções.
O produto deve competir com assistentes domésticos, como os dispositivos da linha Echo, da Amazon — em especial o Echo Show 10. Os funcionários que trabalham no projeto definem o aparelho de diferentes formas, incluindo:
- centro de comando doméstico inteligente;
- máquina de videoconferência;
- ferramenta de segurança doméstica controlada remotamente.
O projeto tem aprovação da Apple desde 2022, mas só começou ganhou força nos últimos meses, segundo os funcionários.
Para o jornalista da Bloomberg, o investimento em robótica é parte de um esforço da empresa para aumentar as vendas e capitalizar o Apple Intelligence — conjunto de tecnologias de inteligência artificial que chega ao iPhone, iPad e Mac este ano.
Além disso, o projeto do “iPad robô” seria a nova aposta de Apple, após cancelar os planos envolvendo carros autônomos no início deste ano.
Apple quer lançar iPad de mesa entre 2026 e 2027
Conforme os profissionais envolvidos no projeto, a Apple passou a priorizar o robô para lançá-lo no mercado entre 2026 e 2027. A missão, no momento, é reduzir os custos da produção para vender o aparelho por cerca de US$ 1 mil (R$ 5,47 mil em conversão direta).
Quando estiver pronto, o dispositivo deve ser controlado por meio da Siri e dos recursos do Apple Intelligence. O robô poderá responder a comandos, como “olhe para mim”, reposicionando a tela para focar no usuário.
O aparelho também poderá entender diferentes vozes e ajustar o foco conforme a pessoa. Os modelos atuais em teste executam uma versão personalizada do iPadOS como sistema operacional.
Assista ao vídeo: Não compre iPhone agora!
Fonte: Bloomberg.