Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPads com chip M1 ganham opção de RAM virtual com iPadOS 16

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Junho de 2022 às 09h09

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

Além das diversas melhorias mostradas em evento realizado na última segunda-feira (6), o iPadOS 16 também trouxe uma novidade adicional para iPads com o chip M1 proprietário da Apple. Agora é possível utilizar o recurso de RAM virtual para otimizar o funcionamento do tablet, especialmente quando há muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo.

A função utiliza parte do armazenamento interno como RAM, desde que exista espaço disponível no dispositivo. Em iPads com chipset M1 que tenham 256 GB ou mais, os apps mais pesados poderão trabalhar com até 16 GB de RAM nas tarefas exigentes.

Continua após a publicidade

Para efeito de comparação, o iPadOS 15 entregava até 12 GB de RAM em alguns aplicativos específicos, nos tablets com a configuração mais avançada de 16 GB.

Stage Manager poderá atuar com RAM virtual

A maior capacidade deverá otimizar novos recursos do sistema operacional, como o Stage Manager. Com ele, é possível trabalhar com múltiplas janelas abertas ao mesmo tempo, e gerenciá-las de forma semelhante a desktops e notebooks.

Continua após a publicidade

Além disso, uma nova barra lateral agrupa os aplicativos de acordo com as suas categorias — como janelas de produtividade, anotações, entretenimento, entre outras. Também é possível conectar um display externo por meio de porta física, para extensão de conteúdos em até 6K.

Outras mudanças do iPadOS 16 incluem atualizações no Mensagens, com a ampliação das funções de produtividade colaborativa. Também foi lançado o aplicativo Freeform para edição conjunta de telas em projetos gerais e trabalhos artísticos, enquanto o app Tempo chega para visualização de informações meteorológicas.

O iPadsOS 16 está disponível para desenvolvedores, e uma versão beta pública deverá ser lançada em julho. A atualização do sistema será disponibilizada em todos os iPads compatíveis durante a próxima primavera.

Fonte: MacRumors