Infinix Xpad é novo tablet baratinho com 4 speakers e tela de 90 Hz
Por Renan da Silva Dores • Editado por Léo Müller |
Seguindo certificações vazadas há algumas semanas, a Infinix lançou nesta segunda-feira (12) o Infinix Xpad, primeiro tablet da companhia que chega mirando em oferecer uma experiência sólida e acessível. Focada no custo-benefício, a novidade aposta em um conjunto simples de especificações, ainda que chame atenção pela tela com alta taxa de atualização e pelo sistema de som com quatro speakers.
A Infinix não tentou reinventar o formato tradicional dos tablets, seguindo o padrão de retângulo de metal com cantos arredondados e bordas levemente espessas ao redor da tela, para proporcionar melhor pegada. Dito isso, o visual ainda é caprichado e lembra rivais como o Moto Tab G70 ao adotar um acabamento duplo, sendo uma área fosca e outra escovada, nas cores Titan Gold (dourado), Frost Blue (azul) e Stellar Grey (cinza).
Para o processamento, o Xpad traz o chip MediaTek Helio G99, velho conhecido entre os smartphones de entrada, acompanhado de 4 GB ou 8 GB de RAM LPDDR4X e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, além de slot para cartões MicroSD. Vista em celulares como o Galaxy A15 4G, a combinação é bem básica, mas tem boa performance para uso diário e consumo de mídia, e é até capaz de lidar com alguns jogos menos exigentes.
Os pontos altos do dispositivo começam com a tela, munida de painel IPS LCD de 11 polegadas com resolução Full HD+ de 1920 x 1200 pixels em proporção 16:10. A taxa de atualização chega aos 90 Hz, mas pode ser reduzida para 60 Hz em certos momentos para poupar bateria. O display é apoiado por um sistema de som quad estéreo, que promete áudio potente e imersivo.
Câmeras não são os fortes dos tablets, e o cenário não é diferente por aqui. Temos um sensor traseiro e uma lente frontal, ambas de 8 MP, dupla que deve garantir uma experiência satisfatória durante videochamadas e boa definição ao escanear documentos, especialmente com a tecnologia de foco automático na lente traseira.
A bateria não surpreende, mas deve ser capaz de oferecer boa autonomia diante da simplicidade da ficha técnica. Está presente uma célula de 7.000 mAh, com carregamento rápido de 18 W. O número é baixo, mas já está acima da média entre os tablets de baixo custo, prometendo recuperar 50% da carga em 40 minutos.
Fora isso, o Xpad possui conectividade 4G (disponível em algumas regiões), Wi-Fi 5, Bluetooth e sistema operacional Android 14, rodando sob a interface XOS 14. Não são prometidas grandes atualizações, mas a Infinix se comprometeu a oferecer dois anos de updates de segurança.
Também é no software em que estão alguns dos truques mais interessantes do aparelho, que incluem o assistente virtual Folax, baseado no ChatGPT, o modo dedicado aos games para garantir mais desempenho e a conexão multiponto com notebooks e celulares da marca, para envio e recebimento rápido de arquivos.
Preço e disponibilidade
O Infinix Xpad ainda não possui detalhes de preço e disponibilidade — as informações serão anunciadas conforme o aparelho é lançado em cada país. Não há confirmação se o dispositivo virá ao Brasil, mas a probabilidade é alta considerando as novidades que a marca tem trazido para cá.
Infinix Xpad: ficha técnica
- Tela: IPS LCD de 11 polegadas, resolução de 1920 x 1200 pixels, taxa de atualização variável de até 90 Hz;
- Processador: MediaTek Helio G99;
- Memória RAM: 4 GB ou 8 GB LPDDR4X;
- Armazenamento: 128 GB ou 256 GB eMMC;
- Câmera traseira: 8 MP;
- Câmera frontal: 8 MP;
- Dimensões: 257 x 168,6 x 7,6 mm;
- Peso: 496 g;
- Bateria: 7.000 mAh com carregamento de 18 W;
- Extras: 4G (a depender da região), Wi-Fi 5, Bluetooth, som quad estéreo, leitor de cartões MicroSD;
- Cores disponíveis: Titan Gold (dourado), Frost Blue (azul) e Stellar Grey (cinza);
- Sistema operacional: Android 14, sob a XOS 14.