Startup especialista em chatbots para WhatsApp cresce 184%
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |

A Ubots, startup brasileira de relacionamento digital e inteligência artificial, aumentou o faturamento em 184% em 2021 em comparação com o ano anterior, além de ter realizado 10 milhões de atendimentos usando bots no WhatsApp, webchat e app chat. A empresa aponta o avanço de tendências como o phygital — união do mundo físico e do digital na experiência do cliente — e o digital first — prioridade de atendimento a canais digitais — como razões do seu crescimento.
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A startup usa uma plataforma própria de atendimento tanto para uso de humanos quanto para chatbots ou atendimento híbrido, isto é, com os dois agentes. Fundada em 2016, recebeu importantes premiações do setor, como Sebrae Like a Boss, ABComm, TOP1 Customer Service, TOP Raking Empreendedorismo Negro e Capital Empreendedor.
A Ubots também já participou de programas de aceleração como Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation e Cubo Itaú. Afirma ter 7 milhões de usuários, sendo estes funcionários e clientes de empresas como a Fundação Itaú, Sabemi, Brado Logística, Grupo Herval, 49 Consig, Grupo GLM e cooperativas do Sicoob. Todos esses começaram a fazer parte da rede de clientes no ano passado.
Segundo uma pesquisa da empresa MarketsandMarkets, o mercado global de chatbots deve crescer de US$ 2,9 bilhões (R$ 15,1 bilhões) em 2020 para US$ 10,5 bilhões (R$ 54,6 bilhões) até 2026, a uma taxa de crescimento anual composta de 23,5%. Empresas adotam o recurso para automatizar cada vez mais seus atendimentos digitais, apesar de ainda haver críticas quanto à qualidade destes serviços.
“Hoje, o consumidor é o centro das relações e precisa ser atendido da melhor forma, seja no processo de pesquisa, resolução de dúvidas e problemas, ou em uma compra e sua entrega, garantindo agilidade e satisfação total. Por isso, cada vez mais, cooperativas, bancos, varejistas e marcas em geral investem para aprimorar o relacionamento digital”, diz Rafael Souza, CEO da Ubots.