Publicidade

Startup de Sorocaba cria microusina de energia com placas solares

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Fevereiro de 2022 às 20h40

Link copiado!

Divulgação/Parque Tecnológico de Sorocaba
Divulgação/Parque Tecnológico de Sorocaba

A Vida Maker, empresa de soluções de eficiência energética de Sorocaba (SP), começou a comercializar o Genisis, uma microusina de energia desenvolvida desde 2016. O equipamento serve para complementar a eletricidade de veículos do tipo motorhome (que funcionam como moradias sobre rodas). É alimentado por placas solares, energia eólica, gerador hidráulico e até tomadas residenciais.

Segundo seu inventor e CEO da Vida Maker, Leandro Batista, o aparelho é de fácil manuseio e não é preciso ter conhecimentos em energia solar para usá-lo; apenas seguir o manual de instruções. A ideia é que seja usado como fonte de energia para eletrônicos, eletrodomésticos e iluminação noturna. Seu nome se inspira no Gênesis, o primeiro livro da Bíblia. Especificamente o versículo 3 do capítulo 1, que diz: “Deus disse: ‘Haja luz, e houve’”.

A greentech, que fica no Parque Tecnológico de Sorocaba, diz que a solução já desperta o interesse de profissionais de biologia, principalmente os que trabalham em regiões mais isoladas do ambiente, além de médicos que atendem em comunidades de difícil acesso. Empresas e profissionais do Amazonas, Piauí e da cidade angolana de Namibe teriam demonstrado interesse na invenção.

Continua após a publicidade

Batista acredita que o Genisis é um produto de ocasião, pensado para situações e locais sem energia elétrica, sendo esta necessária para executar algumas tarefas e funções específicas. “Com o Genisis, é possível habilitar um consultório móvel”, disse.

A Vida Maker também assina outros projetos, como um veículo 100% elétrico, a primeira versão de um aplicativo para denúncia de violência doméstica contra a mulher, e um totem para recarga de celulares e eletrônicos.

Fonte: Parque Tecnológico de Sorocaba