Plataforma brasileira quer ser o "Google das questões" para estudantes
Por Roseli Andrion • Editado por Claudio Yuge |

Quem já fez vestibulinho, vestibular ou concurso sabe que precisa testar os conhecimentos adquiridos antes de se submeter à prova oficial. Para isso, é comum que o candidato aplique suas habilidades na solução de questões semelhantes às que aparecem nos testes — ou mesmo que estude a forma de resolvê-las corretamente. Nesse processo, ele pode melhorar sua confiança para o momento do teste efetivo.
- Saiba como se inscrever no Enem 2021 passo a passo
- Enem tem menor número de inscritos desde 2007
- Prova do Enem será alinhada com novo ensino médio a partir de 2024, diz MEC
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 4 milhões de inscritos. Além disso, a quantidade de brasileiros que deseja passar em um concurso público cresce 40% ao ano segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac). Todos esses alunos precisam estudar e praticar a compreensão sobre os temas aprendidos.
A plataforma QuestionsOf se propõe a ajudá-los nessa etapa. Para isso, Alexandre Giordanelli, CEO da startup, investiu R$ 500 mil de recursos próprios na ideia e quer se tornar o "Google" das questões. O buscador usa inteligência artificial e armazenamento em nuvem para não congestionar o tráfego do site. Seus filtros de busca detalhados permitem vasculhar entre as mais de 1,5 milhão de perguntas e respostas. Além disso, todo o material pode ser pequisado por assunto e o acesso a ele é gratuito.
Giordanelli destaca que a ferramenta funciona, ainda, de modo offline — é necessária uma conexão para acessar o buscador, mas a rede pode ser desabilitada em seguida. “É possível consultar desde perguntas e respostas específicas até provas completas", detalha. "Queremos democratizar o acesso ao conhecimento. Na plataforma, o aluno pode descobrir como acertou ou errou uma questão."