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Pague Menos lança sistema inteligente para organizar escalas nas farmácias

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Outubro de 2021 às 23h00

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Divulgação/Pague Menos
Divulgação/Pague Menos

A Pague Menos implantou neste mês uma escala de trabalho "inteligente" em todas as 1.100 lojas da sua rede, presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A ferramenta define os horários dos funcionários e identifica a quantidade de recursos necessários nas farmácias.

A iniciativa é realizada pelo Pmenoslab, braço de transformação digital e inovação da Pague Menos, em parceria com a startup Moavi, focada em gestão de funcionários. Antes da ferramenta, a empresa diz que os gerentes de cada unidade levavam alguns dias para definir a escala dos funcionários. Agora o mesmo processo dura apenas 15 minutos.

Com a automação, a expectativa da Pague Menos é oferecer aos gerentes mais tempo para realizar outras atividades. "Este projeto chegou para organizar e otimizar a gestão dos operadores de lojas, atendendo à demanda de cada unidade de forma personalizada. Outro benefício fundamental dessa iniciativa é promover mais qualidade de vida aos colaboradores, pois as cargas de trabalho serão distribuídas de forma igualitária", afirma Jorge Jubilato, chefe de recursos humanos da Pague Menos.

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O novo sistema trouxe até novos insights sobre a dinâmica de público nas farmácias da rede, e a escala pode ser rearranjada em função dos horários mais cheios ou vazios. "Com essa análise foi possível observarque há cidades em que as lojas de bairro têm maior pico de movimento na manhã e no horário de almoço, enquanto as unidades do centro têm maior atividade no almoço e à noite. Já no Nordeste, a dinâmica tem influências da rotina diária dos consumidores. Por exemplo, quando há feiras livres na capital, momento em que os moradores da área rural vão até a cidade e aproveitam para realizar outras atividades que necessitam", conta Jubilato.

A empresa diz que a novidade pode impactar até mesmo nas vendas, porque permite aos funcionários ganharem mais tempo para dedicar atenção ao público. "Nestes três meses de processo, observou-se um crescimento no ticket médio de 10%, além de aumento em torno de 8% no NPS", diz José Rafael Vasquez, chefe de operações, referindo-se à net promoter score, metodologia que analisa o nível de satisfação dos clientes de uma empresa.