Em corte mundial, Rappi deve demitir 150 pessoas no Brasil

Por Wagner Wakka | 10 de Janeiro de 2020 às 09h40

A Rappi vai demitir cerca de 150 funcionários no Brasil. O corte é relativo a uma mudança que vai afetar 6% do quadro da companhia colombiana, que atualmente tem perto de 5 mil funcionários na América Latina. 

A startup não detalha o motivo dos cortes, mas disse que pretende reestruturar seu quadro em mudança estratégica. “A empresa optou por reduzir algumas áreas e ampliar outras para atingir seus planos e aprimorar cada vez mais a experiência dos seus usuários", informou por comunicado enviado.

Apesar dos cortes, a Rappi informa que ainda deve ter contratações em 2020 para suas áreas de foco, como tecnologia e experiência do usuário. Em comunicados recentes, a companhia colombiana também informou que deve expandir sua receita ao usar dados de usuários e de restaurantes, o que pode demandar novos funcionários. 

Os cortes também podem estar relacionados ao momento de baixa do SoftBank, um dos principais investidores da Rappi. O grupo japonês registrou prejuízo pela primeira vez em um trimestre, após o fiasco da abertura de capital do WeWork. Segundo relatório, ela precisou investir em outubro mais de US$ 10 bilhões para recuperar a empresa de escritórios, o que elevou o prejuízo. Contudo, também em comunicado, a Rappi nega que os cortes tenham relação com o investidor. “Essa decisão foi feita pelo nosso time interno de líderes como parte do nosso plano para atingir a nossa meta de crescimento como empresa e entregar novos produtos em 2020”, reforçou. 

Apesar disso, outra empresa que também recebeu aporte do SoftBank está no mesmo cenário. A Zume, startup relacionada à robótica, recebeu US$ 375 milhões dos japoneses e, agora, está demitindo 80% dos seus funcionários.  O SoftBank investiu US$ 1 bilhão na Rappi no ano passado em aporte recorde para um país latino-americano. 

O Canaltech buscou contato com representantes da companhia no Brasil para confirmar as informações. Veja o comunicado na íntegra:

"Em 2020, a Rappi decidiu investir no seu time de tecnologia e na experiência do usuário. Com o objetivo de alcançar sua visão, a empresa optou por reduzir algumas áreas e ampliar outras para atingir seus planos e aprimorar cada vez mais a experiência dos seus usuários. No total, o número de pessoas impactadas pela decisão representa 6% dos colaboradores de toda a América Latina. Essa decisão não afeta nossos planos de crescimento, inclusive estamos contratando um grande número de funcionários para as áreas foco da Rappi para 2020.

O Softbank é um dos nossos investidores mais importantes e eles estão envolvidos na decisão como parte do nosso conselho. No entanto, essa decisão foi feita pelo nosso time interno de líderes como parte do nosso plano para atingir a nossa meta de crescimento como empresa e entregar novos produtos em 2020.

O Brasil é um de nossos mercados mais importantes na América Latina e os nossos planos para o País serão um divisor de águas para o setor de aplicativos, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Temos planos ambiciosos para a empresa no Brasil e estamos otimistas com os planos de negócio da empresa para 2020".

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