Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carro elétrico de startup do RS tem sistema especial de cargas e passageiros

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Janeiro de 2022 às 23h00

Link copiado!

Divulgação/Arrow Mobility
Divulgação/Arrow Mobility

A startupArrow Mobility, de Caxias do Sul (RS), lançou no mercado um carro elétrico do tipo van para cargas e passageiros. Batizada de Arrow One, o veículo traz um sistema próprio chamado One Shot Loader, que permite receber carga com uma plataforma externa, além de ser facilmente convertido para o modo de transporte de viajantes.

O One Shot Loader funciona por meio de um equipamento que permite o carregamento das mercadorias fora do veículo, em vez de pôr cada carga por vez. Após isso, a plataforma é introduzida na van. A empresa está desenvolvendo três versões: uma manual; uma semiautomática, com elevação por meio de aparelho; e uma automática, na qual a movimentação será por meio de robôs operados por software.

“Atualmente, o processo de carregamento de um veículo de entregas last mile [última etapa do processo de entrega] pode levar de uma hora e meia a quatro horas, dependendo da estrutura física e da quantidade de pessoas envolvidas no processo. Com o One Shot Loader, estima-se que se possa reduzir esse tempo de forma exponencial, para, no máximo, 30 minutos”, diz o diretor de engenharia da empresa, Jocelei Salvador, em comunicado à imprensa.

Continua após a publicidade

Carro elétrico com "gaveta" de passageiros

Outro diferencial do veículo é a possibilidade de mudar da função carga para a de passageiros, ao se retirar o equipamento de logística e trocá-lo uma “gaveta” com poltronas. “Criamos um sistema que visa diminuir a ociosidade das vans, visto que podem servir para transporte de mercadorias ao longo do dia e transporte de colaboradores no início e ao final do expediente, por exemplo. São dois veículos em um”, comenta João Paulo Vargas, especialista em inovação da Arrow.

A van da startup tem uma capacidade de 17 metros cúbicos e conta com 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas. A Arrow estima que o custo por quilômetro seja 80% menor do que no de veículos movidos a combustíveis fósseis. Ou seja, para cada R$ 1 gasto com gasolina e afins, a Arrow One consome R$ 0,20 em energia elétrica.

Continua após a publicidade

As primeiras unidades da Arrow One estarão no mercado no segundo semestre. Na ocasião, serão entregues 100 veículos do tipo para a Unidas, tradicional locadora de carros que realizou o negócio no ano passado.