Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 erros comuns na hora de abrir uma startup

Por| 13 de Dezembro de 2018 às 07h55

Link copiado!

5 erros comuns na hora de abrir uma startup
5 erros comuns na hora de abrir uma startup

Atualmente, não é difícil ler artigos e notícias sobre tecnologia e não esbarrar com a palavra "startup" por aí. O termo é utilizado para designar empresas iniciantes, muitas vezes com pouquíssimos funcionários, e promissoras, pois buscam pela inovação necessária no mercado.

Com a popularidade das startups, muitas pessoas estão virando empresárias e, assim como todo iniciante, acabam cometendo alguns erros que podem prejudicar o seu desenvolvimento e, até mesmo, a estabilidade. Muitos desses erros, no entanto, são baseados no "achismo" e podem facilmente ser evitados, veja como:

1- Achar que vai ser muito diferente de abrir uma empresa tradicional

Comandar uma empresa tecnológica não é muito diferente de uma companhia tradicional e qualquer fator, positivo ou negativo, pode trazer complicações, representar ainda mais trabalho e gastos.

Continua após a publicidade

2- Achar que vai enriquecer cedo

Mesmo que você tenha lido por aí que empresas de tecnologia estão enriquecendo muito rápido, não conte que com certeza acontecerá o mesmo com você. Segundo dados coletados pela ReadWrite, duas a cada três startups falham ou se tornam autossustentáveis, o que não é algo bom para chamar atenção dos investidores.

Além disso, apenas 1% das empresas financiadas conseguirão atingir, um dia, o status de unicórnio, aquelas que conseguem ser avaliadas em US$ 1 bilhão antes de abrir capital na Bolsa de Valores.

3- Achar que a chave de tudo é desenvolver um aplicativo

Continua após a publicidade

Muitos empreendedores decidem desenvolver aplicativos acreditando que é a certeza de sucesso, no entanto o que precisa de fato ser inovador são os modelos de negócio que eles oferecem e como isso pode "mudar" a vida das pessoas.

Segundo previsão do Gartner, menos de 0,01% dos aplicativos móveis resultarão em sucesso financeiro até o final deste ano.

4- Achar que não será preciso levantar capital externo

Se você pretende ser bem avaliado na indústria da tecnologia em 20 anos, provavelmente vai precisar buscar um capital externo, por mais que demore para gerar lucro. Tudo depende dos objetivos da empresa e da velocidade de seu crescimento.

Continua após a publicidade

5- Achar que se é muito novato ou velho demais para abrir uma startup

Para começar uma nova empresa, basta ter uma ideia viável e um bom plano, independentemente da idade e do tempo de experiência no mercado de trabalho. Um bom currículo, com certeza, é um diferencial, mas aí não falamos somente de trabalho, mas de vivência.

E você, qual a sua dica para começar bem o projeto de desenvolvimento de uma startup?

Fonte: Read Write