Xbox, Outlook e mais serviços da Microsoft estão fora do ar nesta quarta (29)
Por Bruno De Blasi | •

O Xbox, Minecraft, Outlook e demais serviços da Microsoft passam por uma instabilidade nesta quarta-feira (29). Em um perfil oficial de status no X, a empresa informou que já busca uma solução para a falha que impede o acesso às plataformas.
- Microsoft Teams vai te 'dedurar' se não estiver no escritório; entenda
- 50 anos de Microsoft: conheça 8 curiosidades da empresa
O incidente de hoje dá sequência a uma série de quedas de plataformas da companhia registradas nas últimas semanas.
Segundo o Downdetector, diversas soluções tiveram alta no volume de registros de problemas na última hora. É o caso do Microsoft 365, suíte de produtividade que abriga o Outlook, OneDrive, Word, entre outros, que atingiu o fico de queixas às 13h57.
Os usuários também relatam falhas nos serviços do Xbox, Minecraft, Microsoft Store e Azure, a plataforma de computação em nuvem do grupo.
O Google Trends, que reúne tendências do buscador, mostra que os seguintes termos relacionados à empresa tiveram um aumento repentino de interesse nas últimas quatro horas: "microsoft fora do ar", "downdetector microsoft", "microsoft azure status", "microsoft instabilidade", "microsoft fora do ar hoje", "microsoft outgage", "microsoft caiu?" e "azure fora do ar".
Usuários também apontam problemas em publicações no X. "Mais alguém com problemas para entrar na conta Xbox ou nos sites da Microsoft? Nem o suporte consigo acionar", disse uma pessoa.
"Há mais uma hora tentando abrir o Minecraft só para ver agora que a Microsoft caiu", afirmou outro usuário da rede social.
O que diz a Microsoft?
Com a instabilidade, a página de status do Microsoft 365 está indisponível. Porém, uma sequência de publicações em um dos perfis oficiais da empresa no X explica que já identificou o motivo da falha e que já prepara uma correção:
"Identificamos uma alteração recente na configuração de uma parte da infraestrutura do Azure que acreditamos ser a causa do problema. Estamos implementando diversas estratégias de correção, incluindo o redirecionamento do tráfego para longe da infraestrutura afetada e o bloqueio da alteração problemática", diz a publicação de status.
Em relação ao Azure, a empresa destacou que usuários do Azure Front Door (AFD) "podem ter experimentado problemas que resultaram em latências, tempos limite e erros".
"Estamos tomando diversas medidas simultâneas: primeiramente, estamos bloqueando todas as alterações nos serviços do AFD, incluindo alterações de configuração feitas pelos clientes. Ao mesmo tempo, estamos revertendo nossa configuração do AFD para o último estado funcional conhecido. Ao reverter, queremos garantir que a configuração problemática não seja reiniciada após a recuperação", explica a Microsoft.
O caso também atingiu o portal do Azure. Para resolver a falha, a empresa desvinculou o portal do AFD.
A Microsoft informou que ainda não há uma previsão para resolver o incidente.
Confira outras matérias do Canaltech:
- O que é Microsoft 365 Premium? Conheça o novo pacote com Word, IA e mais
- Apps do Microsoft Office perderão suporte ao Windows 10 em 2025; entenda
- Microsoft "desistiu" do próximo Xbox e delegou todo o projeto para a AMD
VÍDEO: Adeus, Windows 10! 👋 A Microsoft encerrou o suporte, e agora é hora de dar um upgrade