Substituto do Android, HarmonyOS tem data de lançamento revelada pela Huawei

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2021 às 11h20
Rubens Eishima/Canaltech

Desde os problemas entre a Huawei e o governo dos Estados Unidos que a companhia trabalha no desenvolvimento do HarmonyOS, a sua versão alternativa ao Android. Algumas versões prévias foram disponibilizadas para desenvolvedores chineses antes, mas parece que a companhia está pronta para finalmente liberar o resultado final do trabalho.

A fabricante de celulares postou um vídeo com a data confirmada de lançamento: 2 de junho de 2021. O pequeno teaser não revela praticamente nada, por isso, sem mais detalhes oficiais, o HarmonyOS continua sendo um mistério total.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As versões testadas até então do sistema revelaram uma adaptação do Android 10 com alguns ajustes pontuais em recursos e a interface MIUI. Isso levou a inúmeras críticas da mídia especializada, afinal a companhia sempre “vendeu” o sistema como algo totalmente novo.

No entanto, devido a essa recepção nada calorosa, rumores indicavam uma possível versão renovada do sistema, que poderia ser construída do zero ou atualizadoapara incorporar novidades do Android 11, por exemplo.

Novidades concretas só no evento

O que se sabe até agora é que a Huawei prometeu entregar uma interface do usuário customizável, transferências de dados mais rápidas e maior integração entre dispositivos — por exemplo, usar uma TV e webcam para uma vídeo aula e um tablet para controlar tudo.

Por enquanto, o HarmonyOS 2.0 parece uma versão modificada do Android 10 (Imagem: Reprodução/Sina)

Falta saber ainda se a versão nova do HarmonyOS vai embarcar outros dispositivos além dos celulares da Huawei e, principalmente, se terá fôlego para superar as barreiras ocidentais e chegar por aqui.

Só haverá informações mais completas após o evento. O jeito é esperar até mais novidades sobre esse promissor sistema operacional. O que você acha da novidade? Está na expectativa para saber se a Huawei vai cumprir as promessas? Comente.

Fonte: Huawei

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.