Publicidade

Rumor | “SiriOS” será revelado pela Apple na WWDC de 2020

Por| 20 de Julho de 2019 às 18h45

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Apple

Mais um rumor sobre a Apple, apesar de esse parecer estranho até mesmo para a própria empresa, está percorrendo a mídia internacional: segundo um relatório publicado pela empresa de análise de mercado Mangrove Capital Partners, a gigante tecnológica de Cupertino deve anunciar possivelmente na WWDC 2020 um sistema operacional totalmente voltado à tecnologia de reconhecimento de voz, apelidado “SiriOS”.

O documento Voice Tech 2019 (“Tecnologia da Voz”, na tradução literal) diz que “a comunidade da voz espera que a Apple lance o seu SiriOS para a sua comunidade de desenvolvedores” no seu evento do ano que vem, “trazendo inovação e maior adoção”. O documento não dá, porém, nenhum detalhe sobre o que ele é de fato, limitando-se a citar especialistas do setor, que indicam que tal sistema seria “desejável por permitir maior inovação, além de ser visto por muitos como uma necessidade para igualar o progresso feito por Amazon e Google com seus assistentes de voz”.

Dentro do relatório, há menções de que o SiriOS seria um sistema independente, destoando do que a Siri, a assistente virtual da Apple, é hoje: atualmente, a função é totalmente atrelada ao iOS e iPadOS, limitada pela obediência aos parâmetros destes dois sistemas operacionais. A expectativa da Mangrove Capital Partners é que, logo menos, a Siri deixe de ser “parte de um sistema” para se tornar o próprio sistema, não muito diferente do que se vê em kits de desenvolvimento do Google Assistente ou Alexa (da Amazon).

Continua após a publicidade

Isso, segundo especialistas, traria maior liberdade aos seus desenvolvedores. Por exemplo, criadores de aplicativos poderiam atrelar a Siri diretamente aos seus softwares, criando novas funções e recursos de interação que, atrelada a qualquer OS da Apple hoje, ela simplesmente não pode fazer.

Como de praxe, a Apple não teceu nenhum tipo de comentário sobre as informações do relatório.

O relatório então parte para discussões de mercado, exaltando a adoção globalizada da inteligência artificial e indicando que ela trará um papel cada vez maior no desenvolvimento e evolução da tecnologia de voz. Atualmente, as principais assistentes virtuais do mercado já utilizam algoritmos de aprendizado, efetivamente decorando personalidades e gostos de seus usuários.

A questão é: dá para evoluir além disso? O que você acha? Conte para nós nos comentários abaixo!

Continua após a publicidade

Fonte: Apple Insider