Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a Geração Z pode não gostar da linguagem de programação Python?

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Setembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Python
Python

Python é uma das linguagens mais populares do mundo atualmente, segundo o ranking do IEEE, inclusive, é a mais popular no momento.O sistema ajudou muitas empresas a conseguir seus objetivos e metas. Porém, existem alguns aspectos em que a linguagem se mostra um pouco defasada, algo que faz com que a codificação não seja a mais atrativa para a Geração Z.

Por definição sociológica, a Geração Z corresponde aos jovens nascidos entre 1995 e 2010. Em tese, esse foi o primeiro grupo de pessoas que nasceu em ambiente completamente digital, tendo crescido com acesso a internet banda larga. Existem críticas a essa descrição, já que este tipo de conexão levou mais tempo para chegar a países da periferia do capitalismo, como o Brasil.

Embora haja uma grande base de programadores e simpatizantes de Python na Geração Z, há algumas razões pelas quais a linguagem de programação talvez não seja a mais indicada para vários públicos, em especial essa faixa etária, segundo o site Analytics Insight.

Continua após a publicidade

Por que a Geração Z talvez não aprove tanto Python?

Uma das razões para que os mais jovens não tenham tanto carinho por Python é o problema crônico da indentação, que é um recuo não opcional da linguagem. Isso significa maior dificuldade ao usar condições e um recuo que dificulta saber onde determinada função termina.

A linguagem conta com duas versões, Python 2 e Python 3, que, na maior parte dos casos, são instaladas lado a lado no Linux. Isso forçou algumas distribuições do Linux a enviar as duas opções da codificação, já que muitos pacotes demoram demais para serem convertidos para o Python 3 especificamente.

Outro ponto são os erros de tempo de execução, com scripts que são compilados todas as vezes que são executados, o que faz que qualquer erro de códigos se manifeste imediatamente, o que leva a um desempenho ruim e um maior consumo de tempo com a realização de testes. Os espaços em branco no lugar de pontos, vírgulas e chaves são menos atraentes e intuitivos.

Continua após a publicidade

Aplicativos móveis são o "calcanhar de Aquiles"

Hoje, a maior parte dos aplicativos deve ser desenvolvido com uma versão estável para dispositivos móveis, e vale mencionar aqui que poucos projetos para smartphones são desenvolvidos em Python. Isso acontece porque a linguagem não é considerada a mais confiável quando se trata de desenvolver aplicativos para celulares.

Em Python, os lambdas só podem ser expressos e não declarados, o que significa que os lambdas só podem ser usados para expressões, o que impossibilita as declarações e declarações de variáveis. Outro problema é referente à velocidade, já que só é possível executar uma tarefa por vez, já que cada variável tem apenas um tipo de dado, o que atrapalha processos rodando em paralelo.

Em outros sistemas, não é necessário especificar os tipos de dados, o que, em última análise, causa um grande impacto no uso da memória. Isso acontece porque o programa precisa reservar espaço o bastante para que cada variável funcione em todos os casos. E, embora Python tenha associação com escopo dinâmico, isso pode representar um problema.

Continua após a publicidade

Cada expressão precisa ser testada em todos os contextos possíveis e imagináveis, o que pode ser uma tarefa bem chatinha. Por isso, houve uma tentativa de mudança para o escopo estático, o que causou mais problemas, já que os escopos internos só podem ler os externos, mas não é possível alterar.

Fonte: Analitcs Insight