Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quatro desvantagens do Python em relação a outras linguagens de programação

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Abril de 2022 às 18h20

Link copiado!

Alex Chumak/Unsplash
Alex Chumak/Unsplash

A linguagem de programação Python, em 2021, foi considerada o código mais utilizado por desenvolvedores segundo o ranking da empresa de software TIOBE, indicando sua popularidade que vem crescendo durante décadas. Mas no meio de tanta positividade com ela, alguns dos detalhes mais incômodos de sua utilização acabam se perdendo.

Segundo o site ITPro Today, o Python é boa linguagem de programação, mas alguns detalhes de seu uso acabam se tornando frustrantes para alguns desenvolvedores, o que, caso a linguagem não fosse tão conhecida, afastasse muitos programadores dela.

O site ITPro Today cita em especial quatro situações que existem no Python que, de certa forma, vão contra a popularidade e os comentários gerais feito pelos desenvolvedores sobre a linguagem de programação e sua utilidade. Confira:

Continua após a publicidade

Motivos pelo qual o Python não deveria ser tão popular

Aplicações em Python não são rápidas

Em geral, aplicações criadas em Python não são tão rápidas quanto em outras linguagens, como C e o Java , o que faz com que, mesmo que desenvolvedores possam escrever as funções do aplicativo de forma simples e que auxilie com o fluxo de trabalho, eles não possam ter eficiência em suas execuções nos computadores — e em um mundo corrido como o atual, isso importa bastante.

Continua após a publicidade

Sintaxe muito rígida

Quem procurou aprender Python em algum momento já deve ter se deparado com o comentário que a linguagem de programação tem uma sintaxe bem específica e simples, resultando em códigos fáceis de serem interpretados.

Ao passo que isso é um ponto positivo, ele também pode ser considerado algo negativo, já que a linguagem não dá espaço para atalhos ou outros tipos de ações que outros códigos permitem para facilitar o processo de programação, por consequência tornando o Python em uma linguagem não muito recomendada para programadores que estejam procurando opções dinâmicas e flexíveis nesses quesitos.

Experiência limitada de programação

Continua após a publicidade

Aprender a programar em Python pode ser mais fácil que em outras linguagens, mas, ao mesmo tempo, traz uma experiência diferente do que pode ser vista em um C#, por exemplo, já que o uso de compiladores e outras interfaces tradicionais de código não são exigidas nela.

Com isso, profissionais que só sabem Python e em algum momento precisem aprender novas formas de desenvolver aplicações acabam tendo que lidar com uma nova curva de aprendizado no processo, por conta das particularidades da linguagem mais popular do mundo.

Dificuldades para desenvolvimento mobile

Continua após a publicidade

Nos últimos anos, a programação focada no setor mobile vem aumentando cada vez mais, com empresas procurando desenvolvedores que possam criar aplicações para smartphones frequentemente. Porém, para este fim, o Python não é muito recomendado, já que ele não conta com bibliotecas nativas para o iOS e Android, resultando em um trabalho maior para adaptar programas para ambas as plataformas.

Quem quiser insistir em desenvolver para ambientes mobile com Python, porém, pode utilizar bibliotecas open source como o Kivy e Beeware, que aumentam as funções disponíveis na linguagem para esse tipo de programação — embora ainda não alcancem as possibilidades do Javascript ou Swift, por exemplo.

Fonte: ITPro Today, Pythonista Planet