Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Planilhas do Google Docs agora têm preenchimento automático inteligente

Por| 17 de Outubro de 2020 às 10h00

Link copiado!

Reprodução/Myriam Jessier (Unsplash)
Reprodução/Myriam Jessier (Unsplash)
Tudo sobre Google

Com o trabalho remoto se popularizando cada vez mais — sendo inclusive uma promessa para o “novo normal” mesmo após o fim da pandemia —, a tendência é que os softwares-como-serviço (software-as-a-service ou SaaS) explodam em popularidade, justamente por serem baseados em nuvem e poderem ser acessados em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Justamente por conta disso, o Google vem aprimorando cada vez mais sua suíte de produtividade Docs, adicionando funcionalidades que a tornem tão boa quanto softwares tradicionais executados remotamente. A novidade da vez é o recurso Smart Fill para o Planilhas (Sheets no original em inglês), rival do Excel; a ferramenta está sendo disponibilizada gradualmente para usuários finais e corporativos do G Suite/Workspace.

Continua após a publicidade

O Smart Fill nada mais é do que um recurso similar ao Smart Compose do Gmail: utiliza inteligência artificial para analisar os padrões de preenchimento de células de uma planilha e sugere opções de preenchimento automático com base nas informações que você estiver trabalhando. Em um GIF de exemplo do próprio Google, o software automaticamente lista todos os e-mails dos usuários corporativos de um ambiente Workspace.

Ademais, o Smart Fill também pode sugerir conteúdos do Mapa de Informações do Google, respondendo a questões como “Qual é a altura da Torre Eiffel?” e outros conhecimentos que possam estar em alguma célula da tabela. Como citamos anteriormente, o recurso está sendo disponibilizado gradualmente para todos os usuários, sejam eles corporativos ou não — sendo assim, caso ele ainda não esteja disponível para você, basta aguardar alguns dias.

Fonte: Google