Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pilotos da Boeing mentiram à FAA sobre a segurança da aeronave 737 Max

Por| 19 de Outubro de 2019 às 15h45

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Boeing

Mensagens internas trocadas por dois funcionários da Boeing em 2016, obtidas com exclusividade pela Reuters, provam que a companhia enganou a FAA (Federal Aviation Administration), órgão de regulação aérea norte-americano, sobre a segurança do sistema de navegação da aeronave 737 Max.

De acordo com o conteúdo das mensagens, o piloto técnico-chefe, Mark Forkner, disse a outro que havia mentido à FAA sobre o processo de certificação do avião. "Eu basicamente menti aos reguladores (sem saber)", disse Forkner. O outro funcionário respondeu que "não era uma mentira, ninguém nos disse que esse era o caso", falando sobre o problema no sistema de navegação.

As informações podem esclarecer, em partes, o que causou dois acidentes com o 737 Max em apenas cinco meses, na Indonésia e Etiópia, e resultou em centenas de vítimas fatais.

Continua após a publicidade

A FAA afirmou já ter sido notificada sobre as mensagens, afirmando ainda que a Boeing estava com o conteúdo em mãos há alguns meses. O administrador do órgão de regulação, Steve Dickson, agora pede que Dennis Muilenburg, presidente-executivo da Boeing, conceda explicações pelo atraso na entrega destas provas.

As mensagens estão sendo revisadas para que a FAA decida quais medidas serão tomadas a partir de agora. Enquanto isso, a Boeing está em processo de correção da falha, mas ainda não há previsão de quando os 737 Max poderão voltar a voar.

Fonte: Reuters