Photoshop vai recuperar fotos em baixa resolução com IA
Por André Lourenti Magalhães |

A Adobe lançou uma série de novidades com IA generativa para o Photoshop nesta terça-feira (29). O destaque fica por conta da ferramenta Generative Upscale (“Aumento generativo”, em tradução livre), que promete ampliar a resolução de uma imagem em até 8 MP sem perdas de qualidade.
A nova opção pode salvar a vida de fotógrafos, designers e especialistas em redes sociais que às vezes precisam trabalhar com imagens em baixa resolução. Além disso, o editor ganhou melhorias para remover objetos e ajustar fotos automaticamente.
O que há de novo no Photoshop
A Adobe revelou outra função importante nas edições: o Harmonize (“Harmonizar”, em tradução livre). A segunda opção é um ajuste automático de cores, iluminação, sombras e tom visual para integrar todos os elementos da imagem, indicado para montagens e colagens.
A ferramenta para remover elementos com IA também foi aprimorada com um novo botão na barra de tarefas e maior precisão para deletar os itens da imagem.
O Photoshop ainda conta com uma nova aba Projects, ainda em testes, para gerenciar todos os ativos relacionados a um arquivo no mesmo espaço, e um recurso para escolher o modelo do Firefly (IA geradora de imagens da Adobe) usado nas tarefas de preenchimento generativo.
Todas as novidades vão chegar nas versões Beta do editor para desktop, navegador e celular. Vale lembrar que o Photoshop ganhou novos apps para Android e iOS neste ano, o que ampliou a presença do software em dispositivos móveis.
Leia também:
- Como usar a IA Adobe Firefly para criar imagens | Guia Prático
- 12 comandos para criar ou editar imagens no ChatGPT
- Seekee: como funciona o app que reconhece qualquer coisa com IA
VÍDEO: Por que é tão difícil sair dos ecossistemas da Apple e do Google?