Outlook volta a funcionar após horas fora do ar; veja o que aconteceu
Por Bruno De Blasi |

Depois de uma instabilidade que atingiu o Outlook e outros apps do Microsoft 365 na noite desta quinta-feira (22), a Microsoft restabeleceu os serviços integralmente. É o que mostra os relatos de usuários de contas corporativas do Microsoft 365 ao Canaltech.
- Novo Outlook: veja o que muda no app de e-mail do Windows
- O que é Microsoft 365 Premium? Conheça o novo pacote com Word, IA e mais
O fim do incidente, resultado por uma falha de processamento em uma “parte da infraestrutura” de serviços na América do Norte, também foi confirmado pela empresa no X às 3h29 desta sexta-feira (23).
“Confirmamos que o problema foi resolvido”, diz o comunicado.
Solução foi implementada ao longo da noite
A solução começou a ser implementada ainda na quinta-feira (22), por volta das 18h. Na ocasião, a empresa destacou que chegou a estabilizar a infraestrutura afetada. Contudo, foi necessário um balanceamento de carga adicional para mitigar o impacto.
“Estamos direcionando o tráfego para infraestrutura alternativa para concluir a recuperação”, informou.
O ajuste foi mantido ao longo da noite. Às 23h46, a companhia afirmou que observou “melhorias contínuas na disponibilidade e funcionalidade do serviço” como resultado dos esforços de balanceamento de carga.
“Restabelecemos o acesso aos serviços afetados e o fluxo de correspondência permanece estável. Embora os esforços de recuperação continuem, estamos trabalhando metodicamente no pequeno número de serviços ainda afetados para garantir a plena estabilidade do serviço”, afirmou a empresa às 2h33 do dia seguinte.
Outlook fora do ar
O Outlook, Microsoft Store e demais plataformas da suíte de produtividade saíram do ar no fim da tarde desta quinta. Na ocasião, usuários do Brasil e de outros países relataram dificuldades para acessá-los.
A Microsoft abriu um incidente do caso logo após as primeiras queixas. Segundo a empresa, uma “parte da infraestrutura” de serviços na América do Norte que não estava processando o tráfego conforme o esperado.
Vários serviços do Microsoft 365, incluindo o Outlook, o Microsoft Defender e o Microsoft Purview, apresentaram problemas.
Conforme apurou o Canaltech, a falha atingiu, principalmente, usuários de contas corporativas. Contudo, a queda impactou plataformas de terceiros que dependem dos serviços da empresa.
Leia mais: