Os 3 melhores programas para criar GIFs no Windows

Por Sérgio Oliveira

Extremamente populares no início dos anos 1990, quando a internet apenas engatinhava, os GIFs caíram no ostracismo para retornar triunfantes nestes tempos de redes sociais, tornando-se em um dos formatos de imagem mais populares da atualidade. Utilizados para mostrar como um foguete foi à estratosfera e retornou à Terra intacto ou zoar internet afora, a verdade é que para onde você olhar, verá um GIF animado no Facebook, Twitter e afins.

Embora nós contemos com repositórios recheados de imagens animadas por aí, nem sempre é fácil encontrar a ideal para ilustrar uma conversa, um post ou até mesmo um texto. Nesses casos, a melhor alternativa é arregaçar as mangas e criar seu próprio GIF. Mas calma, não se assuste, pois o processo é bastante simples, principalmente se você utiliza um dos três programas que indicamos abaixo. Confira:

1. LICEcap

O LICEcap é a forma mais simples, prática e rápida de criar os seus próprios GIFs. Com o programa aberto, basta posicionar sua janela de maneira que ela enquadre a porção do vídeo que você quer gravar e transformar em GIF. Ou seja, o programa é ideal para você que quer mostrar um passo a passo em GIF para seus amigos, ou até mesmo fazer gracinha com uma porção de vídeo no YouTube, capturando suas imagens e as convertendo para este formato de imagem.

Mais do que isso, o LICEcap conta com algumas opções básicas que ajudam bastante em todo esse processo. Por exemplo, é possível definir a quantidade de quadros por segundo que a animação terá (quanto mais quadros, maior o tamanho do arquivo final). Enquanto o programa está gravando sua tela, é possível clicar no botão "Stop" para finalizar e salvar a captura, ou clicar em "Pause" e depois em "Insert" para adicionar quadros ou texto à invenção.

LICEcap em funcionamento. Basta pressionar o botão Record e depois o Stop para a ferramenta cumprir seu trabalho

LICEcap em funcionamento. Basta pressionar o botão Record e depois o Stop para a ferramenta cumprir seu trabalho (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Trata-se de uma ferramenta bem básica, voltada para quem ainda não tem muita noção de como criar GIFs quadro por quadro, mas que tem criatividade de sobra.

Depois de explorar um pouco todas as possibilidades, é possível alcançar resultados bem interessantes e que podem servir ao propósito daqueles que buscam simplicidade e fogem de complicações.

2. GifCam

Diferentemente do LICEcap, o GifCam é uma alternativa um pouco mais avançada, ideal para quem já dominou os princípios básicos da criação de GIFs.

Basicamente, o funcionamento do app se dá em torno do botão "REC". Basta pressioná-lo para iniciar a captura de um GIF; já o botão "Stop" faz a gravação parar, dando a opção de encerrar o processo ou apenas pausá-lo. Clicar no botão "Save" mostrará onde o arquivo deverá ser guardado.

Diferentemente do LICEcap, o GifCam traz opções adicionais que permitem o usuário personalizar sua captura

Diferentemente do LICEcap, o GifCam traz opções adicionais que permitem o usuário personalizar sua captura (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Recursos mais avançados podem ser encontrados na seta para baixo que fica anexo ao botão "REC". Clicando nele, o usuário poderá escolher a taxa de quadros por segundo, se deseja capturar o cursor do mouse, etc. Já a seta que fica ao lado do botão "Save" permite pré-visualizar o resultado final da criação e selecionar em qual qualidade o GIF será armazenado. Outro recurso importante é que é possível ver o tamanho final do arquivo na pré-visualização.

O GifCam permite ter uma ideia do tamanho final do arquivo. Para diminui-lo, basta brincar com as configurações de captura do app

O GifCam permite ter uma ideia do tamanho final do arquivo. Para diminui-lo, basta brincar com as configurações de captura do app (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Por fim, a seção mais avançada do GifCam é a "Edit". Aqui, o programa abre a animação e a exibe quadro a quadro, de maneira que possamos adicionar texto, fundo verde e outras coisas a fim de tornar o GIF mais atraente e fluido.

3. ScreenToGif

O ScreenToGif é a alternativa definitiva para quem procura uma suíte de criação de GIFs. Diferentemente das duas primeiras opções, que trabalham com captura de tela, o ScreenToGif traz quatro formas diferentes de começar a criar um GIF.

O ScreenToGif oferece quatro maneiras diferentes de começar a criar um GIF e se destaca das demais alternativas por isso

O ScreenToGif oferece quatro maneiras diferentes de começar a criar um GIF e se destaca das demais alternativas por isso (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

A "Gravador" é a mesma apresentada pelas demais ferramentas. O grande diferencial aqui é a quantidade extra de opções de personalização que o app oferece, o que lhe diferencia dos demais.

Em "Câmera", a fonte da animação será sua Webcam - ou seja, você pode sair por aí filmando o que quiser, inclusive a si próprio, para transformar em GIF.

A opção "Quadro" abre uma prancheta e deixa o usuário desenhar livremente, capturando todos os seus movimentos para depois transformá-los em um GIF animado.

Finalmente, o modo "Editor" é o maior destaque do ScreenToGif. Aqui, o que se vê é uma espécie de Adobe Premiere dos GIFs: é possível editar a animação quadro a quadro, adicionar texto, marca d'água e até mesmo aplicar efeitos de transição.

O Editor é uma espécie de ilha de edição de GIFs, desempenhando um papel próximo ao que o Adobe Premiere desempenha quando o assunto é vídeos

O Editor é uma espécie de ilha de edição de GIFs, desempenhando um papel próximo ao que o Adobe Premiere desempenha quando o assunto é vídeos (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Com o "Editor", o ScreenToGif é numa das melhores ferramentas gratuitas de criação e edição de GIFs da atualidade.

Resultado final de uma criação com o ScreenToGif, com texto e marca d'água na animação

Resultado final de uma criação com o ScreenToGif, com texto e marca d'água na animação (Imagem: Sergio Oliveira)

E aí, gostou dos programas desta lista? Tem alguma dica de programa desse tipo que ficou de fora? Então deixe sua dica na caixa de comentários aqui embaixo!