Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 3 melhores programas para criar GIFs no Windows

Por| 21 de Junho de 2016 às 10h37

Link copiado!

Os 3 melhores programas para criar GIFs no Windows
Os 3 melhores programas para criar GIFs no Windows

Extremamente populares no início dos anos 1990, quando a internet apenas engatinhava, os GIFs caíram no ostracismo para retornar triunfantes nestes tempos de redes sociais, tornando-se em um dos formatos de imagem mais populares da atualidade. Utilizados para mostrar como um foguete foi à estratosfera e retornou à Terra intacto ou zoar internet afora, a verdade é que para onde você olhar, verá um GIF animado no Facebook, Twitter e afins.

Embora nós contemos com repositórios recheados de imagens animadas por aí, nem sempre é fácil encontrar a ideal para ilustrar uma conversa, um post ou até mesmo um texto. Nesses casos, a melhor alternativa é arregaçar as mangas e criar seu próprio GIF. Mas calma, não se assuste, pois o processo é bastante simples, principalmente se você utiliza um dos três programas que indicamos abaixo. Confira:

1. LICEcap

O LICEcap é a forma mais simples, prática e rápida de criar os seus próprios GIFs. Com o programa aberto, basta posicionar sua janela de maneira que ela enquadre a porção do vídeo que você quer gravar e transformar em GIF. Ou seja, o programa é ideal para você que quer mostrar um passo a passo em GIF para seus amigos, ou até mesmo fazer gracinha com uma porção de vídeo no YouTube, capturando suas imagens e as convertendo para este formato de imagem.

Continua após a publicidade

Mais do que isso, o LICEcap conta com algumas opções básicas que ajudam bastante em todo esse processo. Por exemplo, é possível definir a quantidade de quadros por segundo que a animação terá (quanto mais quadros, maior o tamanho do arquivo final). Enquanto o programa está gravando sua tela, é possível clicar no botão "Stop" para finalizar e salvar a captura, ou clicar em "Pause" e depois em "Insert" para adicionar quadros ou texto à invenção.

LICEcap em funcionamento. Basta pressionar o botão Record e depois o Stop para a ferramenta cumprir seu trabalho (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Trata-se de uma ferramenta bem básica, voltada para quem ainda não tem muita noção de como criar GIFs quadro por quadro, mas que tem criatividade de sobra.

Continua após a publicidade

Depois de explorar um pouco todas as possibilidades, é possível alcançar resultados bem interessantes e que podem servir ao propósito daqueles que buscam simplicidade e fogem de complicações.

2. GifCam

Diferentemente do LICEcap, o GifCam é uma alternativa um pouco mais avançada, ideal para quem já dominou os princípios básicos da criação de GIFs.

Continua após a publicidade

Basicamente, o funcionamento do app se dá em torno do botão "REC". Basta pressioná-lo para iniciar a captura de um GIF; já o botão "Stop" faz a gravação parar, dando a opção de encerrar o processo ou apenas pausá-lo. Clicar no botão "Save" mostrará onde o arquivo deverá ser guardado.

Diferentemente do LICEcap, o GifCam traz opções adicionais que permitem o usuário personalizar sua captura (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Recursos mais avançados podem ser encontrados na seta para baixo que fica anexo ao botão "REC". Clicando nele, o usuário poderá escolher a taxa de quadros por segundo, se deseja capturar o cursor do mouse, etc. Já a seta que fica ao lado do botão "Save" permite pré-visualizar o resultado final da criação e selecionar em qual qualidade o GIF será armazenado. Outro recurso importante é que é possível ver o tamanho final do arquivo na pré-visualização.

Continua após a publicidade

O GifCam permite ter uma ideia do tamanho final do arquivo. Para diminui-lo, basta brincar com as configurações de captura do app (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Por fim, a seção mais avançada do GifCam é a "Edit". Aqui, o programa abre a animação e a exibe quadro a quadro, de maneira que possamos adicionar texto, fundo verde e outras coisas a fim de tornar o GIF mais atraente e fluido.

Continua após a publicidade

3. ScreenToGif

O ScreenToGif é a alternativa definitiva para quem procura uma suíte de criação de GIFs. Diferentemente das duas primeiras opções, que trabalham com captura de tela, o ScreenToGif traz quatro formas diferentes de começar a criar um GIF.

O ScreenToGif oferece quatro maneiras diferentes de começar a criar um GIF e se destaca das demais alternativas por isso (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Continua após a publicidade

A "Gravador" é a mesma apresentada pelas demais ferramentas. O grande diferencial aqui é a quantidade extra de opções de personalização que o app oferece, o que lhe diferencia dos demais.

Em "Câmera", a fonte da animação será sua Webcam - ou seja, você pode sair por aí filmando o que quiser, inclusive a si próprio, para transformar em GIF.

A opção "Quadro" abre uma prancheta e deixa o usuário desenhar livremente, capturando todos os seus movimentos para depois transformá-los em um GIF animado.

Finalmente, o modo "Editor" é o maior destaque do ScreenToGif. Aqui, o que se vê é uma espécie de Adobe Premiere dos GIFs: é possível editar a animação quadro a quadro, adicionar texto, marca d'água e até mesmo aplicar efeitos de transição.

Continua após a publicidade

O Editor é uma espécie de ilha de edição de GIFs, desempenhando um papel próximo ao que o Adobe Premiere desempenha quando o assunto é vídeos (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Com o "Editor", o ScreenToGif é numa das melhores ferramentas gratuitas de criação e edição de GIFs da atualidade.

Continua após a publicidade

Resultado final de uma criação com o ScreenToGif, com texto e marca d'água na animação (Imagem: Sergio Oliveira)

E aí, gostou dos programas desta lista? Tem alguma dica de programa desse tipo que ficou de fora? Então deixe sua dica na caixa de comentários aqui embaixo!